
Há momentos que ficam marcados para a eternidade e, mesmo tendo sido num amigável, a seleção nacional fez história! Portugal venceu, pela primeira vez, a Espanha, num encontro disputado esta terça-feira, em Málaga, de preparação para o Eurobasket, com um resultado de 76-74.
Vencer um jogo a um adversário a quem nunca se tinha ganho pode não despertar o maior dos interesses, mas a realidade é que este triunfo frente aos espanhóis tem um peso mais elevado do que se imagina. Desde logo pela importância dada ao desporto nos dois países, com os “nuestros hermanos” a terem um maior apreço pelo basquetebol. Além disso, Espanha é, de acordo com o ranking da FIBA, a quinta melhor seleção do mundo, enquanto Portugal encontra-se no modesto 56º lugar.

Os Linces, então, nunca tinham batido o rival: no Eurobasket 2007 perderam por 82-57 e na edição de 2011 foram derrotados por 87-73. Foi a atitude e perseverança lusa, com Neemias Queta a brilhar – 17 pontos em 20 minutos – que permitiu superar a desvantagem de 13 pontos ao intervalo e acabar por cima.
Mas agora é preciso manter os pés assentes na terra, até porque a preparação para o Eurobasket não terminou. “Cabeça no sítio, continuar a trabalhar, continuar a ser humildes e não embandeirar em arco porque ganhámos a Espanha”, disse Mário Gomes, selecionador nacional, após o triunfo.






