
O primeiro campo da nova academia da Associação de Futebol do Porto é uma homenagem a Diogo Jota, ficando apelidado com o nome do futebolista português falecido em julho num acidente de viação. O jogador fez toda a formação em clubes da AF Porto, como o Gondomar, Paços de Ferreira e FC Porto. O irmão André Silva, falecido no mesmo acidente, foi, também, homenageado.
A inauguração, este sábado, contou com a presença da família de Diogo Jota, além de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, Rui Moreira, autarca da Câmara Municipal do Porto, entre outros.
A nova academia da AF Porto está situada em Ramalde, na freguesia da Prelada, no Porto, e será a casa das seleções distritais de futebol masculino e feminino. O espaço terá, ainda, instalações para a formação de treinadores, árbitros e outras atividades no âmbito da associação.
O projeto contempla dois campos de futebol de relva sintética, um de relva natural e ainda um segmento específico para o treino de guarda-redes. A academia terá, também, um edifício paralelo com 2800 metros quadrados com balneários, clínicas e infraestruturas de acolhimento de outro tipo de atividades.
O prazo de conclusão da obra está estimado para meados de 2027.






