
Na 2ª jornada da Liga Portugal destacaram-se mais do que os habituais Três Protagonistas. Numa ronda que contou com reviravoltas, goleadas e, até, vitórias apertadas, não poderíamos fazer sobressair apenas os leões que bisaram frente ao Arouca. Craques da 2ª jornada da Liga – Schettine e Elisor são ‘intrusos’ no rico reino do Leão.
Ainda assim, temos de começar pelos três homens que bisaram em Alvalade, construindo a primeira grande goleada da época. O Sporting aplicou ‘chapa 6’ ao Arouca, com Trincão, Luis Suárez e Ricardo Mangas a fazerem um bis. E o camisola 17 dos leões merece, então, nota de destaque pois isolou-se na lista de melhores marcadores do campeonato. Trincão apareceu, primeiro, aos 44, com um remate cruzado de pé esquerdo, levando a bola em arco até à baliza de Valido. E fechou depois a contagem, aos 76’, com novo tiro de pé esquerdo, que ainda desviou num defesa do Arouca antes de entrar. O pé canhoto de Trincão continua quente neste arranque de época e o clássico com o FC Porto aproxima-se…
Esta foi uma estreia de sonho em Alvalade para o lateral que Rui Borges decidiu ir ‘pescar’ à Rússia por 300 mil euros. A avaliar pelas duas primeiras aparições, Mangas foi uma autêntica pechincha. No renovado palco dos leões, Mangas voltou a alinhar a ala esquerdo e mostrou-se letal na área do Arouca. Primeiro aproveitou uma recuperação de bola de Suárez para disparar de longe, abrindo o marcador. Depois, já na 2ª parte, respondeu no coração da área a um cruzamento de outro estreante: Vagiannidis. Sempre muito enérgico na asa esquerda, Mangas promete ser uma dor de cabeça para Max Araújo e Nuno Santos na luta pelo lugar.
Tal como Viktor Gyökeres, Suárez bisou na estreia em Alvalade e deixou a cabeça dos defesas do Arouca em água. Super mexido e muito pressionante, o avançado prova que vai ser um ‘leão à solta’ em todos os jogos, nunca deixando os defesas adversários descansar. Prova disso foi a bola que roubou a Valido no lance do 1º golo. Estreou-se a marcar de penálti, mas, já na 2ª parte, marcaria um golo ‘à ponta-de-lança’: fugiu ao central para receber a bola, enquadrou-se com a baliza e disparou um míssil de pé esquerdo, sem hipótese para o guardião do Arouca. Gyökeres irá sempre deixar saudades em Alvalade, mas, ou muito nos enganamos, ou Suárez também vai conquistar o coração dos adeptos leoninos.
O avançado brasileiro, nascido em Gama há 29 anos, já tem muita experiência em Portugal. A cumprir a segunda época no Moreirense, Schettine parece lançado para uma grande época. Depois de ter marcado, então, ao Alverca na 1ª jornada, deixou novamente a sua marca na 2ª ronda, fazendo o golo decisivo nos Açores, diante do seu antigo clube. Schettine representou o Santa Clara em dois momentos diferentes, tendo feito 12 golos em 58 jogos. Agora, deu mais um triunfo à equipa de Vasco Botelho da Costa e colocou o Moreirense no pelotão da frente da Liga, com duas vitórias em outros tantos jogos. Por fim, uma nota de destaque: Schettine fez 6 golos em 33 jogos na época passada. Esta época, em dois jogos, já leva um terço dos golos de 2024/25…
O avançado francês chegou como claro desconhecido a Portugal em 2024/25. Com passagens por clubes modestos em França, Elisor assinou pelo Famalicão a meio da época e ainda fez 4 golos em 15 jogos. Mas promete ser peça importante da equipa de Hugo Oliveira esta época. Depois de uma assistência na ronda inaugural, Elisor fez, então, o golo solitário do triunfo famalicense em Tondela, num belo remate de pé esquerdo de fora da área. Sem registos na carreira que o confirmem como um goleador – a época mais prolífica em ligas profissionais foi em 2022/23, no Laval (Ligue 2), em que fez 8 golos – Elisor afirma-se, ainda assim, como o farol de um Famalicão que dá cartas neste arranque de Liga.






