
Ao fim de cinco jornadas, as duas equipas que vão protagonizar este duelo, de amanhã, domingo, às 16 horas, estão separadas por apenas um ponto na tabela. O GD Joane é líder, com 11 pontos, enquanto o Maria da Fonte partilha os lugares a seguir com o Merelinense e o GD Prado, empatados com 10 pontos. A bigONE Pró-Nacional da AF Braga já foi liderada pelo Pevidém, mas perderam nas últimas duas jornadas e caíram na tabela.
O último confronto entre as duas formações aconteceu há duas épocas, uma vez que na temporada passada o Joane militou no Campeonato de Portugal. O jogo terminou 1-0 para a equipa de Vila Nova de Famalicão, Joane, que também leva vantagem no confronto geral.
O campeonato mais prestigiado da AF Braga encontra-se extremamente equilibrado. Apenas dois pontos separam o atual sétimo classificado, Esposende, do primeiro lugar. Já o nono, CD Ponte, está a somente três pontos do topo da tabela. Esperam-se, por isso, mexidas na parte superior da tabela durante este fim-de-semana.

Para além do GD Joane, outras duas formações foram recentemente despromovidas do Campeonato de Portugal, Pevidém e Dumiense, podem voltar a alimentar ambições de regressar rapidamente a patamares superiores, o que contribui para tornar este campeonato ainda mais competitivo.
Existe um dado curioso que envolve uma das equipas presentes no encontro de líderes deste fim-de-semana: o forte investimento que o Maria da Fonte tem vindo a fazer nas suas redes sociais e na área do marketing. Desde produções de vídeo bem elaboradas até atualizações constantes sobre a vida do clube. Nota-se um esforço claro em valorizar a sua comunicação, especialmente no anúncio do equipamento do centenário do clube, que pode assistir aqui.

Embora não seja comum vermos este nível de empenho nesta área em equipas de escalões inferiores, isso reflete precisamente a importância crescente que os clubes atribuem à forma como comunicam. Afinal, vivemos na era da comunicação, e os clubes, naturalmente, também se adaptam a essa realidade.
Duelo de líderes na AF Braga entre Maria da Fonte e GD Joane






