
É já este sábado que o Estádio Municipal de Atletismo, em Elvas, será palco da estreia dos Sub-19 ‘azul e ouro’ na Série C da II Divisão Nacional, frente ao CF Os Marialvas. Um arranque que sucede, então, a uma época memorável: pela primeira vez, em 2024/2025, uma equipa do distrito de Portalegre garantiu a permanência neste patamar competitivo. Formação ‘azul e ouro’ é aposta ganha d’O Elvas SAD.
Os números falam por si: 32 jogos, 14 vitórias, 11 empates e apenas 7 derrotas, com um saldo de 34 golos marcados e 24 sofridos. Rui Ferreira liderou um grupo de 28 jogadores que deram tudo em campo, com Moussa Drame e Bernardo Soares sempre presentes e Manuel Batista a destacar-se, então, como o melhor marcador, com 8 golos.

Na pretérita época, a geração Sub-18 não quis, então, ficar atrás e assinou uma época quase perfeita. Foram 19 vitórias e dois empates em 21 jogos, conquistando campeonato e Taça de Portalegre. Sob o comando de Bruno Tomé, o plantel mostrou, então, maturidade e talento, com nomes como Lucas Ventura, Rúben Cordeiro, Martim Gama, Martin Canhão e Guilherme Branco em evidência. Na frente de ataque, Simão Cordeiro foi decisivo, somando 12 golos.
A grande novidade, esta temporada, é, então, a criação da equipa Sub-23, que competirá na AF Portalegre. Mas mais do que uma formação, trata-se, pois, de uma ponte entre a juventude e o futebol sénior, permitindo que os talentos ‘azul e ouro’ se preparem para voos mais altos.

E ninguém melhor do que Luís Dias para encarnar esta nova etapa. O capitão, símbolo do clube, continua para ser guia e inspiração da nova fornada. “Quero ser uma inspiração e partilhar a experiência, ajudando-os a crescer dentro e fora de campo. Dedicação, espírito de equipa e amor à camisola são valores que nunca se perdem”, afirmou, então, o médio na ocasião do anúncio da continuidade, numa mensagem que espelha o ADN d’O Elvas.

Sub-19, Sub-18 e Sub-23. Três equipas, uma só mística. O Elvas SAD ergue-se como referência distrital e nacional, levando consigo não apenas resultados, mas uma identidade enraizada em décadas de história. Este sábado, frente ao CF Os Marialvas, não será apenas o início de uma nova temporada. Será, então, mais uma página escrita no livro de ouro da formação elvense.






