
Miguel Lopes foi uma das grandes figuras da sensacional época do Lusitano Ginásio Clube, também apelidado de Lusitano de Évora. O extremo, de 29 anos, foi o jogador com mais jogos realizados pelo clube esta temporada (37) e também o melhor marcador da equipa, com 19 golos. Um deles na final do Campeonato de Portugal (CP), diante do Vitória SC B, que os alentejanos haveriam de ganhar na decisão por penáltis. E o bem-disposto Miguel Lopes resolveu… imitar o goleador sueco do Sporting depois da conquista do CP: publicou um vídeo, em que vem com a Taça na mão e a assobiar, no túnel do Jamor, tal como Viktor Gyökeres fez, após a conquista da Taça de Portugal. Miguel Lopes ‘à Gyökeres’ com a Taça na mão, a festejar a época do Lusitano.
Determinante, também, na Fase de Promoção à Liga 3, Miguel Lopes fez, então, 6 golos e três assistências nos 7 jogos finais do Lusitano de Évora. Só não deixou a sua marca no triunfo, em Fátima, por 1-0, em jogo da 4ª jornada da Fase de Subida.
Na final do CP, respondeu ao golo inaugural do Vitória SC B, com o seu habitual oportunismo na área vimaranense, ao recolher uma bola perdida na área, rodar e desferir um remate de pé esquerdo para o fundo da baliza de João Oliveira.


Ambos fizeram épocas estrondosas e ambos mantiveram, então, vivas as respetivas equipas nas finais do Jamor. Gyökeres deu o empate, de penálti, ao Sporting que levou, então, o jogo para prolongamento. E Miguel Lopes também igualou o resultado na final do Campeonato de Portugal, levando o jogo para prolongamento e penáltis.
No final, deu-se o passeio dos campeões, no túnel do Jamor, com Miguel Lopes a emular a caminhada triunfal de Gyökeres. E com o assobio de contentamento. O íman das fases de subida voltou, então, a fazer das suas.






