Nuno Assis e Grimi anteveem o dérbi eterno: força mental será decisiva

CraquesCraquesFutebol6 meses atrás103 Visualizações

O Craques falou com uma antiga figura de Benfica e Sporting para saber quem pode fazer a diferença no jogo do título. Ambos consideram que é um desafio imprevisível e apontam as vantagens com que cada equipa pode contar.

O Benfica-Sporting mais emocionante dos últimos anos joga-se dentro de poucas horas no Estádio da Luz e o Craques foi ouvir duas antigas figuras de cada rival para perceber onde é que pode estar a chave do título. Pela primeira vez na história, qualquer das equipas pode sagrar-se campeã após o apito final. Pelo que, Nuno Assis e Grimi anteveem dérbi eterno: força mental será decisiva.

“Marcar primeiro, num jogo destes, pode ter um peso mental decisivo. Porque quem chegar à vantagem, vai querer segurar a liderança”, afirma Nuno Assis, que jogou três dérbis com a camisola do Benfica e teve saldo positivo: duas vitórias, uma que deu o título de campeão em 2004/05, e um empate.

Já Leandro Grimi, que jogou, então, sete dérbis e só ganhou dois, alinhou num Sporting-Benfica marcante, em que os leões bateram o eterno rival por 5-3 na meia-final da Taça de Portugal 2007/08.

“Essa memória é incrível. Estávamos a perder 0-2 e virámos o resultado por completo. Mas este dérbi não vai ser um jogo fácil. Contudo, o Sporting superou muito bem a fase em que teve vários jogadores importantes lesionados e o regresso do Pote e do Morita vai ajudar a equipa”, atira o argentino, que não esquece o… bombardeiro sueco: “O Gyökeres já voltou ao seu nível e a equipa vai precisar dele num jogo desta dimensão.”

Gyökeres voltou ao seu melhor nível e Grimi salienta a importância do sueco para o Sporting

Boas recordações encarnadas

Para Nuno Assis, esta luta acesa pelo título entre os dois grandes rivais de Lisboa faz lembrar a discussão de 2004/05. “Leva-me a recordar a luta que houve entre Benfica e Sporting há 20 anos. E ainda bem que é assim, significa que as duas equipas continuam fortes e a disputar títulos importantes”, diz.

Referindo a importância de que “não haja qualquer tipo de problemas dentro e fora do campo”, o antigo médio explica que o facto de ambos os rivais terem tido vitórias sofridas na jornada anterior não terá qualquer influência no dérbi de hoje: “As duas equipas estão numa fase muito boa. Vêm de resultados tremidos, mas este é um jogo diferente. A cabeça está definida para este duelo, ninguém vai pensar noutros jogos.”

Nuno Assis fez parte da equipa do Benfica que lutou com o Sporting em 2004/05

Motivação não falta. “A maior é os jogadores saberem que podem ser campeões no final da partida. Não há melhor pressão do que essa”, conta Nuno Assis.

Com o bicampeonato na cabeça

Já Grimi salienta o feito que o Sporting pode alcançar em casa do maior rival. “Seria óptimo para o clube ganhar este jogo. Pode ser um dia muito especial para os sportinguistas porque há o condimento extra de poderem ganhar o bicampeonato em casa do rival”, diz, avisando que “a equipa deve estar totalmente focada e atenta aos detalhes para conseguir atingir os objetivos.”

Este dérbi histórico tem, por isso, vários ingredientes para se tornar… único. “Vai ser quentinho, sem dúvida. A equipa que conseguir ter o maior equilíbrio mental estará em vantagem. E estamos aqui a falar, se calhar ainda vai acabar por ir tudo por decidir para a última jornada (risos)… não sei… é um dérbi muito imprevisível”, finaliza Nuno Assis.

Será que há campeão hoje ou vamos ter, então, uma última jornada de nervos? Veremos…

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...