
A época do União da Serra em 2024/25 foi para mais tarde recordar. A equipa de Pedro Emanuel sagrou-se campeã da 1.ª Distrital da AF Leiria e sem derrotas, acabando, então, com mais de 20 pontos de avanço sobre o segundo classificado, os Nazarenos. Mas essa embalagem positiva foi, então, transportada para a nova temporada. E o primeiro passo foi dado no mercado: alguns reforços mas nada de revoluções para não desmembrar uma equipa vencedora. Este talvez seja mesmo o segredo de uma entrada em grande em 2025/26. O arranque fulminante do União da Serra no CP.
O bom momento que se vive no Campo da Portela, no concelho de Santa Catarina da Serra, em Leiria, não passa despercebido há alguns meses. A equipa comandada por Pedro Emanuel segue invicta em jogos do campeonato desde a época passada. Aliás, a última derrota da equipa em casa, para o campeonato remonta, então, à 22ª jornada de 2022/23, diante do União de Santarém (1-2). Estávamos, então, a 12 de março de 2023, ou seja, há quase dois anos e meio! A consistência da equipa do Liz é, por certo, resultado de treinos específicos e bastante intensos, que trazem boas notícias nos jogos.

O grande destaque individual do plantel é então, Ivo Nabais. O antigo avançado do Caldas é o melhor marcador do Campeonato de Portugal, de forma isolada, com 4 golos.
Em termos globais, a última derrota do União da Serra em jogos de campeonato aconteceu, então, a 19 de maio de 2024, no terreno do Sp. Pombal (4-2). Daí para cá, a equipa de Santa Catarina da Serra soma, por isso, 34 jogos de campeonato sem sofrer qualquer desaire.

Se formos aos dados e estatísticas, desde o início de 2023/24, ainda com o treinador Marco Aurélio, o União da Serra apresenta dados absolutamente positivos. Somando os 30 jogos da liga em 2023/24, outros 30 de 2024/25, já com Pedro Emanuel – antigo avançado, que fez parte da mítica equipa do Caldas que chegou às meias-finais da Taça de Portugal em 2017/18 -, e os três de 2025/26, o União da Serra soma apenas cinco derrotas em 63 jogos – todas em 2023/24 e fora de casa.
Deste acumulado de partidas da liga das últimas duas temporadas e o início da atual, o União da Serra venceu 47 jogos – uma taxa vitoriosa de 75%.






