
Natural de Oliveira de Azeméis, Bruno Xadas começou cedo a dar nas vistas. Depois de passagens pela formação do FC Porto e da Sanjoanense, o médio chegou em 2014 ao Braga, onde explodiu nos sub-19. Marcou 14 golos em 29 jogos que lhe abriram caminho direto para a equipa B minhota. No escalão secundário dos arsenalistas, ainda manteve a chama acesa. Em apenas época e meia, registou 11 golos e 6 assistências em 34 jogos, números que impressionaram e valeram a chamada à equipa principal em 2016. O passo, contudo, acabou por revelar-se maior que a perna. De promessa a incógnita – a carreira irregular de Bruno Xadas.
Durante três temporadas no plantel principal do Sp. Braga, Xadas teve oportunidades, mas nunca se afirmou como titular indiscutível. O talento estava lá, a técnica apurada, a boa chegada à área, a visão de jogo, mas a consistência nunca o acompanhou. Em 2019, acabou emprestado ao Marítimo, onde voltou a mostrar dificuldades em deixar marca: apenas um golo em 12 jogos.

A solução passou, então, pela saída em definitivo. Em 2020, mudou-se para a Bélgica, para o RE Mouscron. Porém, também na Jupiler Pro League a história se repetiu: minutos jogados, mas impacto reduzido. O regresso a Portugal foi, então, inevitável, e o Marítimo voltou a ser a sua casa. Durante três anos na Madeira, Xadas agarrou a titularidade, marcou golos – 17 em três épocas – e contribuiu para a equipa, mas nunca mostrou a regularidade que justificasse o rótulo que o acompanhou desde cedo.
Em janeiro de 2024, Xadas decidiu, então, abraçar uma nova aventura, desta vez no futebol chinês, mais precisamente ao serviço do Tianjin Jinmen Tiger. Onde já cumpre a sua segunda temporada e, desta vez, com números bem razoáveis. Atualmente, soma 5 golos e 5 assistências em 23 jogos.

Se é certo que parece ter conseguido revitalizar a carreira no Oriente, Xadas mostra, aos 27 anos, que ainda vai tempo de regressar a palcos elevados do futebol. Resta saber se a mentalidade vai acompanhar um talento que não perdeu qualidades. A incógnita permanece mas, por enquanto, Xadas ainda tem o tempo a seu favor.






