
O dia 16 de novembro de 2003 será sempre especial para Lionel Messi. Na inauguração do Estádio do Dragão, o FC Porto convidou, então, o Barcelona para um jogo de apresentação aos adeptos e o minuto 74 viria a ser histórico: Fernando Navarro deu o lugar a um jovem prodígio das escolas catalãs, a quem se previa um futuro risonho. Não foi só risonho, mas também marcante para a história do futebol mundial. Lionel Messi estreou-se, então, frente ao FC Porto de José Mourinho num jogo em que os portistas ganharam por 2-0, com golos de Derlei e Hugo Almeida. Hoje, perto de 22 anos após a estreia, Messi reencontra o FC Porto, a quem já ganhou uma Supertaça Europeia. Messi vs FC Porto – nunca se esquece o primeiro jogo.
O segundo encontro de Messi frente ao FC Porto deu-se, então, a 26 de agosto de 2011, quando o campeão europeu Barcelona defrontou o vencedor da Taça UEFA, FC Porto. A super equipa de Pep Guardiola ‘vingou’ a derrota de 2003 e bateu o FC Porto de Vítor Pereira exatamente pelo mesmo resultado: 2-0.

Lionel Messi abriu o marcador aos 39′ e Fàbregas fez o segundo aos 88′, num jogo em que os dragões acabaram reduzidos a nove jogadores. Devido às expulsões de Rolando (por acumulação, aos 85′) e de Freddy Guarín (direto, aos 90′).
Não há duas sem três. Estava escrito que Lionel Messi iria ter, então, um terceiro encontro frente ao FC Porto. Aos 37 anos, o craque argentino do Inter Miami terá, então, pela frente uma equipa orientada por um compatriota, Martín Anselmi, e procurará marcar para ajudar a equipa a passar a fase de grupos. Messi vs FC Porto – nunca se esquece o primeiro jogo.







