
A herança genética é, muitas vezes, uma virtude. Mas, no que toca ao futebol, nem sempre o filho de um grande jogador pode vir a seguir os passos do pai. Ainda assim, há vários exemplos de promessas que são filhos de grandes futebolistas e o caso flagrante mais recente até está nas bocas do Mundo: Cristiano Ronaldo Junior, filho de Cristiano Ronaldo, estreou-se esta semana nos Sub-15 de Portugal e promete bastante. Mas o Transfermarkt, site dedicado ao mercado de transferências no futebol, foi mais longe e construiu um onze de jovens talentos neerlandeses (com duas exceções), todos eles filhos de antigos internacionais pela Holanda, incluindo… Ruben Kluivert. O ‘intruso’ do Casa Pia num onze holandês especial é, mesmo, o único representante do futebol português.
O filho de Patrick Kluivert, antigo avançado de Ajax, Milan ou Barcelona, é, aos 23 anos, visto como uma promessa neerlandesa. Peça importante da equipa de João Pereira, o central neerlandês já fez 24 jogos esta época, somando todas as competições, e apontou um golo, curiosamente, decisivo no triunfo (1-0) sobre o Nacional, a 25 de outubro de 2024.
Patrick Kluivert parece, então, ter um dom especial. Neste onze especial, estão três filhos do antigo goleador da seleção laranja. Além de Ruben Kluivert, foi também ‘selecionado’ o irmão Justin Kluivert, autor de 13 golos em 40 jogos esta época com a camisola do Bournemouth. O extremo holandês foi muito importante na melhor temporada de sempre do clube cherrie, que tem o português Tiago Pinto como President of Football Operations.

E ainda há Shane Kluivert, de 17 anos, um dos mais novos deste onze. O jovem ponta-de-lança joga, então, nas camadas jovens do Barcelona, por quem ganhou, no passado dia 25 de abril, a UEFA Youth League, contra o Trabzonspor na final. Shane Kluivert ainda entrou nas ‘meias’, frente ao AZ Alkmaar.
No mesmo onze, encontramos ainda Jens Mathijsen, defesa/médio, de 17 anos, do Willem II. Clube onde o pai, o antigo internacional Joris Mathijsen começou a jogar, tendo depois passado por clubes como Hamburgo, Málaga ou Feyenoord.
No meio-campo, três nomes fortes. Damian Van der Vaart (Ajax B), Gabriël Reiziger (PEC Zwolle) e Jessey Sneijder (Utrecht Sub-19). Todos filhos de craques que passaram por Ajax, mas que brilharam no Tottenham, Barcelona e Inter Milão, entre outros clubes.

No ataque, ainda encontramos Ruben van Bommel, avançado de 20 anos. O filho do antigo médio Mark van Bommel fez 8 golos em 33 jogos pelo AZ Alkmaar. E, por fim, Shaqueel van Persie, avançado dos Sub-19 do Feyenoord e filho de Robin van Persie, atual treinador dos seniores do clube que representou como jogador, além de Arsenal ou Manchester United.
Num onze maioritariamente de promessas, há, então, duas exceções, mas também filhos de ex-craques. Daley Blind, de 35 anos, e filho do lendário central do Ajax, Danny Blind, já foi realmente uma promessa.
Assim como o guarda-redes Ronald Koeman Jr, de 29 anos, filho do antigo central de PSV e Barcelona, que tem feito uma carreira em clubes mais modestos dos Países Baixos. Atualmente, representa o Telstar, clube que ficou em 7º lugar da 2ª Divisão daquele país.







