A proeza do Atlético CP no futsal feminino

CraquesCraquesFutsal6 meses atrás553 Visualizações

A equipa de Alcântara eliminou as heptacampeãs da Liga Placard com duas vitórias por 1-0. Além da passagem às meias-finais do campeonato, o clube da Tapadinha já havia ‘provocado’ a descida de divisão do Sporting na fase regular. Joana Pereira, ala do Atlético, falou ao Craques.pt deste momento “muito especial”.

A equipa de futsal feminino do Atlético Clube de Portugal operou a maior surpresa de sempre na modalidade em Portugal ao afastar a formação heptacampeã do Benfica nos quartos-de-final da Liga Placard 2024/25. E não o fez por menos. Ganhou os dois jogos por 1-0 contra uma equipa que só havia perdido um desafio na Liga esta época – por 2-1, frente ao Nun’Alvares. E que nunca tinha ficado a zeros no ataque. A proeza do Atlético CP no futsal feminino espantou o País!

Já havia sido uma enorme surpresa a vitória caseira na 1ª mão. O golo de Catarina Ribeiro abateu as águias no Pavilhão Engenheiro Santos e Castro (Tapadinha), mas as heroinas de Alcântara provaram que este triunfo não foi por acaso. As comandadas de Maria Martins foram, depois, ao Pavilhão da Luz repetir o mesmo resultado, com um golo de Popas e confirmar, então, a presença nas meias-finais da prova. Estas vitórias ganham ainda maior expressão se nos recordarmos, então, dos resultados do Alético CP frente ao heptacampeão Benfica na fase regular. Derrotas por 3-1 na Luz e por… 7-0 em casa.

O segredo para uma eliminação histórica

Foi a primeira vez que o Benfica saiu eliminado desta ronda de apuramento de campeão – desde que existe, em 2016/17, as águias passaram sempre à fase seguinte e acabaram como campeãs. Além deste feito, as heroínas de Alcântara interromperam um período de quase ano e meio das encarnadas a marcar. A última vez que o Benfica tinha ficado a zero fora nas meias-finais da Taça da Liga de 2023/24, frente ao Novasemente, no dia 20 de janeiro de 2024.

Joana Pereira ajudou Atlético a eliminar o heptacampeão Benfica. Foto: José Manuel Teixeira Photography

Em exclusivo ao Craques.pt, Joana Pereira, jogadora do Atlético, afirmou que “era possível competir com o Benfica”, embora soubesse que se tratava, então, de “eliminatória extremamente exigente”.

E qual o segredo para travar uma equipa que chegou a esta fase com um registo de 124-11 em golos? “O foco foi essencialmente defensivo, porque sabíamos que grande parte do tempo estaríamos a defender e que o segredo estaria aí. A equipa técnica preparou-nos de forma exemplar. Além disso, quando o Benfica conseguiu criar perigo, tivemos uma guarda-redes em grande forma, que foi decisiva nos dois jogos”, explicou a ala portuguesa, de 23 anos.

Deixar para trás os rivais de Lisboa

Direta ou indiretamente, o Atlético foi o carrasco dos ‘eternos rivais’ de Lisboa. Eliminou o Benfica nos quartos-de-final do apuramento de campeão e ficou à frente do Sporting por um ponto. Ocupando, então, a última posição de Playoff de Campeão, fazendo com que as leoas fossem despromovidas à 2ª divisão do Futsal Feminino.

Joana Pereira quer ver Atlético a lutar pelo título a médio/longo prazo. Foto: José Manuel Teixeira Photography

Refira-se que, na última temporada, o Atlético acabou a liga na mesma oitava posição, mas desciam apenas duas equipas, ao contrário das quatro desta época. Por isso mesmo, Joana intitula este momento como “muito especial”. “Sem dúvida. Estas vitórias têm um peso emocional grande, sobretudo por tudo o que representam: a superação do que não conseguimos no passado e o crescimento evidente da equipa”, salienta.

Novo projeto. Enormes ambições

Formada na Escola Secundária da Ramada e no Sporting, Joana Pereira chegou ao Atlético em 2021/22, quando a equipa da Tapadinha atuava nas distritais. Desde então, sagrou-se campeã da I Divisão da Associação de Futebol de Lisboa e da 2ª Divisão nacional em anos seguidos, alcançando a Liga Placard com campanhas notáveis.

“Quando cheguei ao Atlético, percebi logo que estava num clube com enorme ambição. Ao longo dos anos, fomos sempre superando metas. Esta época começou com o objetivo de garantir a manutenção, e apesar de a termos garantido apenas na penúltima jornada, sabemos que podíamos ter feito melhor. A direção tem sido clara em apontar um caminho de crescimento sustentado, com o objetivo de, a médio/longo prazo, lutar pelo título nacional. Neste momento, nas meias-finais, acreditamos que podemos antecipar esse sonho”, acrescentou.

Nas meias-finais, o Atlético terá pela frente o Santa Luzia. Equipa que terminou a Fase Regular do campeonato no 4º lugar. Mas o sonho do título, esse, já é possível…

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...