Mais Atletismo – Opinião por Domingos Castro

Este fim de semana estive numa festa. Na festa do Atletismo jovem. Realizou-se em Viana do Castelo e reuniu centenas de jovens provenientes de todo o País. Diverti-me muito e fiquei emocionado.

Estou a falar da 42.ª edição do Torneio Nacional Olímpico Jovem, que reuniu nesta cidade minhota 19 seleções das associações distritais de atletismo. E foi uma grande festa durante dois dias onde a competição, o respeito, a vontade de aprender com os mais experientes, o desejo de dar tudo em prol das equipas esteve sempre de mãos dadas.  

O Torneio Olímpico Jovem é uma competição nacional, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, e que este ano contou com o apoio da Associação de Atletismo de Viana do Castelo e do Município de Viana do Castelo. Foi realizado na pista Manuela Machado, atleta olímpica que, juntamente com o também olímpico António Pinto, se apresentaram, orgulhosos, como patronos da prova.

O Atletismo está bem vivo

Diverti-me, porque estar entre jovens atletas, ver o seu empenho, a energia que colocam em tudo o que fazem faz-me reviver os meus tempos de início de carreira, em que sonhava muito em ser feliz e conquistar o mundo a correr. Mas também fiquei emocionado porque constatei que o Atletismo está vivo e bem vivo graças a estes jovens, muitos deles a apresentarem-se como promessas de um futuro que nos deixa a sonhar com grandes conquistas. Porque tenho a certeza de que daqui sairão atletas olímpicos e medalhados olímpicos. Mas também porque, em Viana do Castelo, foi percetível constatar que a modalidade encheu as ruas com grande adesão dos locais e de forasteiros provenientes de todo o País, que deram um colorido fantástico à cidade. É este o espírito, é este o Atletismo, puro e das raízes, que quero ver de volta ao nosso País.

Este Torneio Olímpico Jovem realiza-se nestes moldes desde 1993. Antes chamava-se DN Jovem, graças à organização conjunta entre a FPA e o Diário de Notícias. Num tempo em que os media difundiam os valores e os feitos do atletismo nacional, reconhecendo esta modalidade como uma das mais importantes do País e abrindo ali uma janela de oportunidade a atletas que viriam a destacar-se na modalidade, inclusivamente a chegarem a títulos olímpicos e noutras competições globais.

É toda a esta aposta que esta Direção, e este presidente em particular, estão a tentar fazer. E é por isso que os jovens são fundamentais para o desenvolvimento e o sucesso da modalidade. Porque eles são o futuro e compete-nos a nós, Federação, encontrar meios para lhes proporcionar a certeza que vale a pena apostar no atletismo. Sem reservas!

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...