
O futebol é carregado de ironias. Além de promover reencontros especiais, é capaz de proporcionar quedas abruptas mas também ascensões inesperadas. É este o caso de vários jogadores que representam hoje o Qarabag, do Azerbaijão, e o Kairat Almaty, do Cazaquistão. No primeiro, encontramos, então, Pedro Bicalho (Alverca), Kouakou (ex-Mafra) ou Camilo Durán (ex-Lus. Açores e Portimonense) e no segundo há Jorginho (ex-Pevidém), Luís Mata (ex-FC Porto B) ou Élder Santana (ex-Sanjoanense). Hoje, todos jogam em equipas que vão disputar a fase de liga da Champions e o sorteio ditou-lhes um regresso emotivo a Portugal. Das ligas inferiores até à Liga dos Campeões.
O salto é, em alguns casos, algo surpreendente mas a verdade é que a resposta dos jogadores tem sido bastante convincente. É, por exemplo, o caso de Jorginho, que saltou do Pevidém, do Campeonato de Portugal, para ‘fazer escala’ em Luxemburgo, antes de aterrar definitivamente no Kairat Almaty. Uma equipa que ultrapassou nada mais nada menos do que quatro adversários – Olimpija Ljubljana, KuPS, Slovan Bratislava e Celtic Glasgow – para se poder estrear na fase de liga da Champions.

No Qarabag, do Azerbaijão, a maior figura com ligação a Portugal é, então, o médio brasileiro Pedro Bicalho. Figura importante nas últimas duas épocas do Alverca, o centrocampista foi o motor do meio-campo dos ribatejanos tanto na promoção à Liga 2, como na ascensão inesperada até à Primeira Liga. Mas nesta equipa de Gurban Gurbanov, emergem ainda os defesas brasileiros Dani Bolt (ex-Torreense) e Matheus Silva (ex-Farense), o médio costamarfinense Chris Kouakou (ex-Mafra) e o avançado colombiano Camilo Durán, que passou pelos sub-23 do Estrela da Amadora, Lusitânia dos Açores e Portimonense. O Qarabag terá o Benfica como um dos adversários na fase de liga da Champions.

Já no Kairat brilha, então, Jorginho, avançado português que saltou do Pevidém para o Differdange, antes de se fixar no Cazaquistão. Peça influente da equipa de Rafael Urazbakhtin, Jorginho voltou, por exemplo, a ser decisivo na última jornada do Cazaquistão, a 31 de agosto. Ao fazer o golo da vitória do Kairat no terreno do Okzhetpes. Mas o campeão do Cazaquistão conta ainda com o defesa português Luís Mata (ex-FC Porto B) e o avançado brasileiro Élder Santana (ex-AD Sanjoanense) no plantel. Sporting e… Real Madrid serão dois dos adversários na fase de liga da Champions.
Não é uma mas sim várias provas de que existe qualidade nos escalões mais baixos do futebol português. Que até permitem, a várias equipas, chegar à tão desejada Liga dos Campeões. O que leva, muitas vezes, a pensar por que razão os clubes da Primeira Liga não apostam mais ‘cá dentro’, ao invés de apostarem em jogadores desconhecidos que, muitas vezes, não correspondem às expetativas.






