
A campanha heroica do Luton Town, em 2022/23, culminou na incrível promoção à Premier League, estreando-se na competição em 2023/24. O clube não jogava entre os maiores do futebol inglês desde 1991/92, pelo que a luta pela permanência foi dura e terminou… com a despromoção no 18º lugar. Mas o pior ainda estava por vir. Em 2024/25, ‘The Hatters’ tinham como objetivo fazer uma época tranquila no Championship e espreitar, se possível, um regresso à Premier League. E deu-se o inesperado: o Luton foi novamente despromovido, desta vez, à League One! Como diz o ditado, também para o Luton Town, um mal nunca vem só.
Matt Bloomfield, técnico que ainda chegou a fazer renascer um brilho no olhar dos adeptos graças a três triunfos consecutivos em abril, promete trabalho e o regresso do Luton Town. “Pedimos desculpas aos nossos adeptos que viajaram por todo o país a apoiar-nos nesta temporada. Entendemos a deceção e a raiva deles neste momento. Como clube de futebol, temos que nos manter unidos porque é disso que se trata o Luton Town. Vamos recuperar o clube”, atirou.

O Sunderland é um exemplo notório do significado de saltar sem paraquedas. Após dez épocas consecutivas na Premier League, os “Black Cats” caíram, então, em 2016/17. A tentativa de regressar o mais rapidamente possível falhou redondamente. Em 2017/18, o clube voltou a descer, desta vez para a League One. Esta sequência assinalou, então, a primeira presença do clube na terceira divisão desde a década de 80 do século passado.
O Swindon Town protagonizou uma das primeiras quedas duplas da era moderna. Após a sua única época disputada na Premier League, em 1993/94, os “Robins” foram, então, imediatamente despromovidos, na última posição e com… 100 golos sofridos em 42 jornadas. Mas a temporada 1994/95 não foi melhor. Com expetativas de subir, o Swindon Town até começou bem mas foi perdendo força e ficou a 6 pontos da salvação.
Os Wolves enfrentaram, então, uma espiral negativa entre 1984 e 1989. Caíram da First Division, equivalente à atual Premier League, até à Fourth Division, em apenas três temporadas, protagonizando as primeiras quedas consecutivas da história do futebol inglês. É mesmo o único clube a registar três quedas consecutivas de divisão.






