O treinador João Nuno foi a primeira gota de um ‘mar de operações’ entre o Belenenses e o 1.º Dezembro. O técnico, de 39 anos, quis levar os bons resultados praticados pelos sintrenses para o Belenenses e a fórmula foi simples. Levar para o Restelo alguns dos melhores jogadores da equipa que construíra em Sintra. Até agora, e contando com o mercado de janeiro, rumaram ao Restelo cinco jogadores e quatro elementos da equipa técnica. Mesmo assim, o 1.º Dezembro, com Pedro Caneco ao leme, refez o plantel e é uma das equipas da Liga 3 que, em três jornadas, ainda não perdeu em 2025/26. 1.º Dezembro resiste ao ataque ’em massa’ do Belenenses.
O 1.º Dezembro viu, então, o técnico João Nuno rumar ao Restelo em janeiro e com ele saírem os médios Diogo Paulo e Evandro Barros. Dois elementos preponderantes da equipa, acabando isso por se repercutir no pecúlio da equipa na fase de promoção da Liga 3. Com Pedro Caneco ao comando, a equipa de Sintra somou apenas 4 vitórias em 14 jornadas.
Mas esta viagem Sintra-Restelo continuou neste defeso. Afonso Valente e Cesinha, que estavam emprestados por U. Leiria e Santa Clara ao 1.º Dezembro, assinaram pelo Belenenses, juntando-se-lhes ainda o guarda-redes Guilherme Oliveira, que também trocou Sintra pelo coração de Lisboa.
O 1.º Dezembro viu sair 12 jogadores neste defeso mas apostou forte no reforço de um plantel agora mais à imagem do técnico Pedro Caneco.
Entre os 15 reforços assegurados para 2025/26 pelo clube de Sintra, cuja fundação remonta, então, a 1880, encontram-se nomes como Harramiz, ponta-de-lança experiente (ex-Alverca); Lassana Mané, defesa-central guineense (ex-Beira-Mar); o avançado Flavinho Junior (ex-Amora); o central Eduardo Borges (ex-Chaves); ou ainda o experiente médio Didi (ex-Sintrense).
Talvez pelo critério evidenciado no apetrechamento do plantel, o 1.º Dezembro arrancou na Liga 3 com duas vitórias e encontra-se, para já, à frente do Belenenses de João Nuno na classificação.
Refira-se, por fim, que as transferências de Sintra para o Restelo não se resumiram apenas a elementos que brilham dentro das quatro linhas. João Nuno levou consigo quatro membros para integrarem a respetiva equipa técnica no Belenenses. Para além do técnico-adjunto Gonçalo Ascensão e do treinador de guarda-redes, Gonçalo Lopes, o treinador dos azuis do Restelo conta ainda com o analista Pedro Veiga e o preparador físico João Pedro Silva como ‘reforços’ vindos do 1º Dezembro.