
Aos 32 anos, Fabian Hürzeler tornou-se no treinador mais jovem da história da Premier League quando assumiu o Brighton. O alemão comanda veteranos como James Milner (39 anos), Jason Steele (34 anos), Danny Welbeck (34 anos), Lewis Dunk (33 anos) e Joel Veltman (33 anos). A diferença de idade entre Hürzeler e Milner é de sete anos, mas isso não impediu o jovem técnico de implementar a sua filosofia de jogo e conquistar o respeito do plantel. Tal como Hürzeler, há outros técnicos sub-40 na Europa a comandar jogadores mais velhos. A idade é um posto mas o treinador é que manda.
Carlos Cuesta representa o extremo desta tendência. Aos 30 anos, o espanhol é o treinador mais jovem da Serie A, comandando o Parma, com jogadores como Milan Djuric (35 anos) ou Hernâni Jr. (31 anos). Cuesta, antigo adjunto de Mikel Arteta no Arsenal, tentará implementar os seus métodos modernos em Itália. E terá como treinador-adjunto o português Rui Sá Lemos, de 35 anos.

Vincent Kompany, depois de uma carreira multicampeã enquanto futebolista, assumiu o Bayern de Munique aos 39 anos, precisamente a mesma idade do reputado guardião Manuel Neuer.
Já Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti, enfrenta, então, o desafio de comandar o Botafogo aos 36 anos. Irá comandar jogadores como o ex-benfiquista Marçal (também com 36 anos). O jovem Ancelotti carrega o peso do sobrenome, mas beneficia do conhecimento absorvido ao lado do pai em clubes como AC Milan ou Real Madrid.

Claudio Giráldez, de 37 anos, comanda o Celta de Vigo e tem em Iago Aspas, de 38 anos, a principal figura da equipa. Giráldez fez a sua carreira de treinador toda no Celta e conquistou a confiança através do conhecimento profundo da cultura do clube e dos métodos inovadores que revitalizaram a equipa galega. O Celta de Vigo está de volta às competições europeias oito anos depois.







