
A chegada de Alex Costa ao Amarante, em outubro do ano passado, trouxe uma nova mentalidade à equipa amarantina. O técnico, que deixara o Sp. Covilhã no último lugar da Fase de Campeão da Liga 3 em 2023/24 até arrancou com uma derrota, frente ao Leixões, para a Taça de Portugal. Mas o percurso que se seguiu, na Liga 3 é, então, de alto nível: seis vitórias, um empate e apenas uma derrota em oito jogos. Um registo que deixa o Amarante no 2º lugar da Série A, com os mesmos 24 pontos do atual líder Trofense. Isto, numa altura em que faltam 3 jornadas para definir os apurados para a Fase de Promoção à Liga 2. Amarante vive momento de ouro com Alex Costa.
E o atual momento é o melhor da temporada. O Amarante recebe amanhã o Sp. Braga B depois de quatro vitórias consecutivas na Liga 3, três delas pela margem mínima sobre o AD Marco, Fafe e São João de Ver. Depois de um trajeto ao serviço do Sporting da Covilhã, em que não conseguiu a competitividade esperada na Liga 3, o técnico Alex Costa mostra-se revigorado em Amarante. E só sofreu uma derrota em oito jogos na competição. Frente ao sensacional Vitória SC B, orientado por Gil Lameiras.

Se é certo que faltam 3 jornadas para o fim da Série A da Liga 3, também é verdade que o Amarante terá, então, três duros testes até final para garantir um lugar na Fase de Promoção à Liga 2. No 2º lugar da classificação, o clube onde se formou Nuno Gomes, antigo companheiro de equipa de Alex Costa no Benfica de 2003/04, terá pela frente o Sp. Braga B (4º), Paredes (5º) e Trofense (1º).
Em caso de vitória sobre a formação secundária dos arsenalistas, o Amarante dá um passo muito importante na luta pelo apuramento. Senão decisivo. Porque nesta Série A, há apenas 4 pontos de diferença entre o primeiro e o sexto classificado. Pelo que qualquer triunfo averbado pode ser, então, determinante para a definição dos quatro primeiros que irão depois lutar pelo acesso à Liga 2.
Mas, para já, Alex Costa quererá prolongar este momento de ouro e alcançar a quinta vitória seguida na Liga 3. Algo que o Amarante não consegue, então, desde a época 2023/24. E o técnico nunca conseguiu: o melhor registo neste capítulo foram, então, as quatro vitórias seguidas em 2016/17, pelos Sub-19 do Vitória SC, na Fase de Apuramento de Campeão.






