Athletic Bilbao também sabe formar treinadores

CraquesCraquesFutebol1 mês atrás135 Visualizações

Clube basco é conhecido pela tradição de não aceitar jogadores que não tenham uma costela basca. E, de preferência, nascidos no País Basco. Mas Iker Muniain, que agora se tornou treinador, também quer honrar a escola de técnicos que o Athletic tem feito aparecer no futebol. Desde os anos 80 do século passado.

O Athletic Bilbao é um clube reconhecidamente formador de futebolistas. E não é por acaso que mantém uma firme tradição de apostar apenas em jogadores nascidos no País Basco ou com ascendência basca. O forte ADN basco está bem impregnado no sangue dos jogadores do clube, mas a verdade é que o Athletic Bilbao também sabe formar treinadores. O caso mais recente é, então, o de Iker Muniain mas tudo começou com Javier Clemente ainda nos anos 80 do século passado.

O globetrotter Javier Clemente treinou 14 clubes e 4 seleções

Iker Muniain jogou 15 anos com a camisola do Athletic Bilbao e resistiu sempre à cobiça de alguns dos maiores clubes espanhóis. O amor eterno ao clube levou a que o avançado se mantivesse sempre fiel a uma equipa que ajudou a conquistar a Supertaça de Espanha em 2021 e a Taça do Rei em 2023/24. Também por isso saiu em 2024 como o 3º jogador com mais partidas pelo clube – 560, só atrás de De Marcos, que terminou esta época, com 573 e do lendário José Ángel Iribar, com 614. Apontou, então, 76 golos pelo Athletic Bilbao. Agora, após uma época de despedida de jogador no San Lorenzo, vai pegar no CD Derio, da 5ª divisão espanhola.

Outros casos (de sucesso)

Para além de Javier Clemente, outros ex-jogadores do Athletic Bilbao mostraram-se, então, treinadores de sucesso. Ernesto Valverde, que hoje treina precisamente os Leões do País Basco, também teve passagens de sucesso por Barcelona, Villarreal, Espanyol ou Valencia, entre outros.

Ernesto Valverde treina o Athletic Bilbao pela terceira vez na carreira

José Ángel Ziganda jogou no Bilbao nos anos 90 e mais tarde treinou Osasuna, Oviedo, Huesca e até o Athletic em 2017/18. Mas também Mané, cujo maior feito foi alcançado no Alavés, clube que levou à final épica da Taça UEFA de 2000/01, frente ao Liverpool; Aitor Karanka, que depois de jogador, foi adjunto de José Mourinho e assumiu depois o comando de Middlesbrough, Nottingham Forest, Birmingham ou Granada; Gaizka Garitano, que passou pelo Athletic Bilbao como jogador e treinou, depois, vários clubes na Liga espanhola como Eibar, Valladolid, Deportivo da Corunha ou Almería.

Iraola tem feito um grande trabalho no Bournemouth nas últimas duas temporadas

E hoje, o treinador basco que melhor combina qualidade e margem de progressão será mesmo Andoni Iraola. Depois de subir o Rayo Vallecano à Liga espanhola em 2020/21, estabilizou-o no maior escalão, antes de rumar ao Bournemouth, da Premier League, em 2023. Em parceria com o diretor-desportivo português Tiago Pinto, após o 12º lugar em 2023/24, Iraola somou 56 pontos na Premier em 2024/25, recorde pontual absoluto no clube, que o colocou no 9º lugar, a melhor posição de sempre, ex-aequo com a época 2016/17.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...