Brescia – o fim de uma casa de craques

CraquesCraquesFutebol2 meses atrás36 Visualizações

O Brescia decretou falência e poderá ser extinto. Este clube, que jogou na Série B em 2024/25, já contou com lendas do futebol como Pep Guardiola, Roberto Baggio, George Hagi ou Andrea Pirlo. Mas também lá jogou… Jorge Cadete. Com a queda do Brescia, a Sampdoria não vai, então, atuar na Série C, após a inédita despromoção.

O Brescia decretou falência depois de não ter conseguido saldar uma dívida de 3 milhões de euros. Desta forma, para o clube voltar, terá de recomeçar na divisão mais baixa de Itália, com outro nome. O histórico que já contou com craques internacionais como Pep Guardiola, Roberto Baggio, Andrea Pirlo ou Luca Toni, disputou a Série B e ficou em posição de permanência mas diz, então, adeus pela via administrativa. Esta saída abriu, assim, uma vaga para a despromovida Sampdoria, que iria jogar na Série C pela primeira vez na história. Brescia – o fim de uma casa de craques.

Falência de um histórico

O Brescia não poderá, então, voltar a jogar nos escalões profissionais, onde esteve em 2024/25 (Serie B), e corre mesmo o risco de desaparecer. Face a um acumular de problemas financeiros sem solução à vista, os biancazzurri foram obrigados a decretar falência e terão, então, de recomeçar do zero, tendo de ser feita uma refundação do clube, com outro nome. Tal como já sucedeu a vários clubes em Portugal – Salgueiros 08, União 1919 ou Olhanense 1912 – e até a clubes italianos, como Fiorentina, Parma ou Siena, entre outros.

Fãs do Brescia terão agora de acompanhar o ‘novo’ Brescia

A equipa da região da Lombardia não está na Serie A desde 2019/20 e conta com 30 participações no mais alto escalão do futebol italiano. É mesmo o 18º clube com mais presenças na primeira divisão do futebol transalpino. A melhor campanha deu-se na mudança do século, em 2000/01, com um 8º lugar.

Berço de craques

Ao longo dos 114 anos de história, o Brescia acolheu inúmeros craques do futebol mundial. À cabeça surgem nomes como Pep Guardiola ou Roberto Baggio, mas foram muitos mais. Entre outros exemplos encontram-se, ainda, nomes como Andrea Pirlo, Luca Toni, Hagi, Mario Balotelli, Hamsik, Éder Citadin, Sandro Tonali, Stephen Appiah, Emiliano Viviano ou Branco.

Roberto Baggio, Appiah e Guardiola jogaram juntos em 02/03

Nota especial ainda para Jorge Cadete, único futebolista português que vestiu a camisola do Brescia na época 1994/95, por empréstimo do Sporting. Ainda que pouco utilizado pelo técnico Mircea Lucescu, o avançado fez um golo (ao Cagliari) em 13 jogos pelo clube italiano que agora decretou falência.

Lucescu treinou Cadete no Brescia

Azar de uns… sorte de outros

A Sampdoria, que viveu, em 2024/25, uma das piores temporadas da sua história, foi despromovida à Série C pela primeira vez. Mas com a falência do Brescia, a Samp pode fazer a festa pois vai poder disputar a Serie B em 2025/26.

Recorde-se que os adeptos do Génova chegaram a fazer a festa da descida do eterno rival, tendo até utilizado um caixão para mostrar que a Sampdoria tinha, então, “morrido”. Mais uma vez, o futebol mostra-nos que tudo pode mudar de um dia para o outro.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...