Pode parecer que não, mas é verdade. Existem dois jogadores, num universo de 32 equipas do Campeonato do Mundo de Clubes, que já passaram, então, pelo nosso Campeonato de Portugal. Um deles é português e outro é neozelandês. Zé Pedro, central do FC Porto, e David Yoo, médio sul-coreano do Auckland City, são os dois destaques do nosso antigo quarto escalão, que está cheio de qualidade. Do Campeonato de Portugal ao Mundial de Clubes: a ascensão de Zé Pedro e David Yoo.
Natural de Guimarães, o defesa-central começou o percurso sénior no Vizela em 2014/15, época em que enfrentou o lado mais duro do futebol: juventude e inexperiência na Segunda Liga.
Depois desse passo, recuou na pirâmide do futebol português e atuou, então, no Campeonato de Portugal pela União Torcatense e pelo Fafe. Depois dspertou a atenção do SC Braga e jogou a Liga Revelação durante duas temporadas, antes de voltar ao Campeonato de Portugal, ao serviço do Estrela da Amadora.
Com talento, inteligência tática e uma ética de trabalho inabalável, acabou por ser, então, contratado pelo FC Porto, em 2021/22. Atuou na equipa B dos dragões por duas épocas e meia, acabando, então, por subir à equipa principal. Em 2025, cumpre o sonho de disputar o Mundial de Clubes com a camisola dos dragões, enquanto titular da equipa de Martín Anselmi.
O médio sul-coreano teve, então, um trajeto menos comum. Chegou a Portugal em2018/19 para jogar no Rio Ave B, estreando-se, assim, no futebol europeu. De Vila do Conde, David Yoo transitou para Padroense e, por empréstimo deste último, ao Oliveira do Douro, onde jogou nos distritais. Em 2022/23, assinou pelo Leça, clube pelo qual disputou o Campeonato de Portugal até partir para a Nova Zelândia, para o Christchurch United, e mais tarde para o Auckland City.
No maior clube da Oceania, Yoo cresceu como jogador e tornou-se peça-chave da equipa que disputou este Mundial de Clubes, tendo enfrentado, então, o Benfica. Do Campeonato de Portugal ao Mundial de Clubes: a ascensão de Zé Pedro e David Yoo.