
O Fazendense ficou às portas da subida ao Campeonato de Portugal na época passada. A equipa de Zé Miguel Dias viu os seus intentos negados apenas pelas excelentes épocas de Ferreira do Zêzere e Samora Correia e prometia dar outra resposta esta época. Mas o arranque de 2025/26 não foi fácil. Três derrotas nos primeiros quatro jogos oficiais – duas no campeonato e uma na Taça AF Santarém – pareciam indiciar dificuldades inesperadas. Mas, como diz o ditado futebolístico, “isto não é como começa, é como acaba”. E a partir da 4ª jornada do campeonato, o Fazendense disparou para uma série incrível: 10 vitórias e 1 empate (que resultou em triunfo nos penáltis, para a Taça) nos últimos 11 jogos. O Fazendense está a voar – isto não é como começa.
E se na época passada, o Fazendense entrou a todo o gás, registando apenas uma derrota nos primeiros 16 jogos, o cenário desta temporada exigiu resiliência. Com várias mudanças operadas no defeso, a equipa de Fazendas de Almeirim viu-se obrigada a reagir de imediato, com alguns dos reforços a agarrarem o seu lugar no onze de Zé Miguel Dias. Casos de Diogo Oliveira (ex-Fátima), João Lopes (ex-Coruchense), João Moreira (ex-Assoc. Murteirense) e da dupla de ataque, formada por Tiago Carvalho (ex-Serpa) e Rodrigo Fernandes (ex-Águias Alpiarça).
Desde 26 de outubro que o Fazendense não sabe o que é sofrer golos. Nesse dia, encaixou um na vitória em casa do Abrantes e Benfica, por 3-1, da autoria de João Nogueira, aos 18 minutos. Sendo ainda mais rigorosos, a equipa de Zé Miguel Dias não sofre golos há qualquer coisa como… 732 minutos. São 6 jornadas completas mais o tempo restante desse jogo em Abrantes, acrescidos de um jogo da Taça, disputado em Coruche e ganho nos penáltis (6-5), após o nulo ao fim de 120 minutos.

Esta série teve o seu mais recente capítulo a 21 de dezembro, com a receção e goleada aplicada ao Pontével, por 4-0. A equipa de Zé Miguel Dias lidera, então, a 1ª Divisão da AF Santarém, com 33 pontos, mais um do que tinha na mesma ronda de 2024/25. A diferença é que agora é líder isolado, com 2 pontos de avanço para o Mação (2º) e 7 pontos para o Torres Novas, equipa que bateu há duas jornadas fora de casa por 1-0. Golo do jovem avançado Sérgio Lopes, de 20 anos, aos… 90’+5.
Zé Miguel Dias tem 40 anos, mas já possui alguma experiência como treinador do Fazendense. Esta é, então, a 5ª temporada do antigo médio do clube como técnico, ele que nasceu a 8 de fevereiro de 1985, exatamente 3 dias depois de… Cristiano Ronaldo e Neymar Jr. Parece, então, talhado para o sucesso mas, neste caso, enquanto treinador.

Nas quatro anteriores épocas, obteve três terceiros lugares – e num deles, somou 67 pontos, tendo ficado a 1 de União de Tomar e Amiense – e um quarto lugar. Mas à 5ª tentativa, o Fazendense está a voar como nunca e lidera a 1ª Divisão da AF Santarém de forma isolada. Será desta que a subida ao Campeonato de Portugal se tornará uma evidência? O Ronaldo do Fazendense tem a palavra.






