
Apesar do historial ser favorável à equipa azul e branca, o histórico recente tende a dar favoritismo aos encarnados. Nos últimos seis confrontos entre as duas equipas, na Invicta, a equipa da casa venceu por três ocasiões, enquanto os lisboetas contam com apenas duas vitórias, sendo uma delas sob a liderança de Bruno Lage, na temporada 2018/19.
Do atual plantel encarnado, além do treinador de 48 anos, apenas cinco jogadores, festejaram uma vitória no campo do rival. Sendo eles o capitão Nicolás Otamendi, o norueguês Frederik Aursnes, os portugueses Florentino Luís e António Silva e o lateral direito dinamarquês Alexander Bah, que falhará o jogo devido a lesão.
Apesar de no confronto direto a formação portista levar vantagem, o registo recente dá favoritismo aos encarnados. O Benfica chega a esta partida após ter conquistado nove vitórias nos últimos dez jogos que realizou para as competições nacionais, enquanto os azuis e brancos apenas venceram quatro dos seus últimos dez desafios em competições internas.
Na primeira volta, o Benfica goleou o FC Porto por 4-1, já sob o comando técnico de Bruno Lage, naquele que foi o primeiro clássico com André Vilas Boas na liderança da formação portista.

Este duelo marca ainda o frente a frente entre as duas melhores defesas do campeonato, algo que coloca ainda mais peso sobre os ombros dos avançados das respetivas equipas. Samu é atualmente o segundo melhor marcador da Liga Portugal, somente atrás do sueco Viktor Gyokeres.
Já Pavlidis ocupa a quarta colocação do mesmo ranking, tendo faturado por 14 vezes ao serviço do Benfica, desde o princípio do presente ano.
Sob o comando técnico de Martin Anselmi, o FC Porto nunca venceu por duas vezes consecutivas no Estádio do Dragão. A última vez que tal aconteceu, foi na goleada frente ao Boavista, a 28 de dezembro de 2024, ainda sob o comando de Vítor Bruno.
Esse jogo frente aos axadrezados foi a última vez que o ex-presidente do FC Porto, Pinto da Costa, marcou presença no Estádio do Dragão. Isso traz ainda mais peso emocional para os adeptos portistas. Os dragões terão a sua primeira receção ao eterno rival, desde que André Villas Boas assumiu os destinos do clube.
De recordar ainda que desde que assumiu o lugar, Martin Anselmi nunca venceu uma equipa do top 6 do campeonato, tendo perdido frente aos bracarenses e empatado com Sporting, Vitória SC e Santa Clara.
Nas próximas duas jornadas, o FC Porto irá ainda enfrentar mais duas equipas do top 8 do campeonato. Tem uma deslocação a Rio Maior (Casa Pia), e uma receção aos famalicenses.

Este jogo tem um peso muito grande para ambas as equipas. Em caso de derrota, o FC Porto ficará a 12 pontos da liderança. Pode ainda ver o SC Braga assumir, de forma isolada, o terceiro lugar. Já o Benfica poderá ver o Sporting isolar-se novamente na liderança do campeonato.
Apesar de este jogo apenas valer três pontos, matematicamente falando, no final do dia poderá ter um peso muito maior, tanto a nível desportivo quanto emocional.
Nenhuma das equipas quererá ceder pontos ao rival, o que deixa em perspetiva um confronto intenso e entusiasmante.






