
No terceiro escalão do futebol português existem, então, cinco equipas que ainda não tiveram motivos para sorrir nas primeiras três jornadas. Na série A são o AD Marco 09, Paredes, Fafe e S. João Ver e na Série B é apenas o Sporting da Covilhã. Ainda assim, todos estes cinco clubes já pontuaram e até há um que ainda não perdeu. Mas vencer um jogo, nem à terceira foi de vez. Será à quarta? Uma coisa é certa. Há quem ainda não tenha ganho na Liga 3.
A situação na Série A clara. Há quatro equipas ainda à procura da primeira vitória. O AD Marco 09, Paredes, Fafe e S. João Ver têm tido inícios de época muito semelhantes. As diferenças estão nos pontos de cada um: Marco 09 com três pontos, Paredes e Fafe com dois e S. João Ver com apenas um ponto.

A incerteza paira, então, numa série onde o equilíbrio é a palavra de ordem, até nos lugares de baixo. A dificuldade em ganhar tem sido uma constante nestas três jornadas, e a pressão para a quarta jornada será ainda maior. E deste quarteto, só o AD Marco é que joga este fim-de-semana para a Taça de Portugal. Mas a capacidade de reação destas equipas pode ser, então, o fator-chave para o que resta da temporada. Sobretudo num campeonato que se prevê competitivo e imprevisível até ao fim. Como tem sido ao longo das épocas.
Na Série B, a situação é única. Apenas o Sporting da Covilhã, que se manteve na Liga 3 após um excelente trabalho de Leandro Grimi em 2024/25, ainda não conseguiu vencer e soma apenas um ponto. Com um empate e duas derrotas, a equipa serrana tem tido um início de época muito aquém das expectativas.

Os leões da Serra, com o peso da história e a experiência na competição, eram vistos como um dos clubes a manter um lugar mais confortável na tabela. Mas a sua campanha tem-se revelado mais difícil do que o previsto.






