João Cancelo foi um pedido de Guardiola para o Manchester City, em 2019, tendo chegado por 65 milhões de euros. O versátil lateral completou, então, três temporadas ao serviço dos azuis de Manchester e tornou-se, mesmo, um dos favoritos de Guardiola – face ao número de jogos em que participou. Mas os problemas começaram em 2022, com intrigas, bocas e desconfianças que fizeram com que João Cancelo pedisse para sair do clube inglês. Nessa época, em 2022/23, o lateral saiu em Janeiro – na época em que Guardiola conquistou a Liga dos Campeões. Hoje, voltam a ser adversários pela terceira vez desde que Cancelo saiu de Manchester. E o técnico não escondeu a admiração que tem pelo defesa português. Manchester City – Al Hilal: o reencontro de Cancelo com Guardiola.
“Todos os jogadores que passaram por aqui deixaram-me memórias incríveis, Mantendo ou não relação [com eles]. Tenho um respeito enorme pelo João e por todos os outros. Sempre que tens de tomar decisões… Não é fácil. Quando o teu chefe chega ao pé de ti e diz: ‘Não vais trabalhar. Ficas em casa’. Como te vais sentir? É isso que os jogadores sentem quando lhes dizes que eles não vão jogar. Não é fácil. Eu sei que ele tem um coração enorme, mas ficou chateado e triste porque não estava a jogar”, disse o técnico catalão.
E prosseguiu com boa disposição, na antevisão ao embate da próxima madrugada: Ele adora jogar futebol. Quando eu dizia ‘o treino acabou’, ele respondia ‘não, não! Mais um! Mais um!’. Ele adora jogar futebol. Fico feliz que ele tenha vivido a experiência no Barcelona e depois no Al Hilal, e que agora esteja de volta após lesão. O João foi eleito o melhor lateral no ano em que ganhámos aqueles quatro títulos. É um jogador excepcional, que pode jogar com pé direito, com o pé esquerdo… Com os dois pés, sem problema. Estou feliz por vê-lo amanhã”, disse.
O jogo desta madrugada marca, então, o reencontro especial entre João Cancelo e Pep Guardiola. E certamente que ambos irão dar um abraço antes ou após uma partida que promete muita emoção.
O Al Hilal chega, então a esta fase, depois de passar em segundo lugar no Grupo H, atrás do favorito Real Madrid. Já o Manchester City foi o primeiro colocado do Grupo G, sendo mesmo a única equipa com três vitórias alcançadas na fase de grupos.
Os dois jogos de João Cancelo contra Pep Guardiola decorreram, então, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões de 2022/23, que o City viria a ganhar. Assim, quem saiu a sorrir foi o técnico catalão. Na 1ª mão, os citizens bateram, então, o Bayern no Etihad Stadium por 3-0 e, na 2ª mão, registou-se uma igualdade (1-1) em Munique. À terceira será de vez para João Cancelo?
O desafio terá, então, lugar no Camping World Stadium, em Orlando (Flórida) um estádio com capacidade para 65 mil espectadores. Pelo que se tem visto nesta prova, o Manchester City é das poucas equipas europeias que não tem colocado o pé no travão e acaba a ‘demolir’ todas as equipas que se lhe atravessam no caminho. A formação de Guardiola chega a este encontro com o segundo melhor ataque (13) e com apenas dois golos sofridos.
As hipóteses do Al Hilal são reduzidas, dada a falta de eficácia apresentada na fase de grupos (3 golos). O favoritismo está do lado dos comandados de Guardiola mas convém recordar que o Al Hilal não perdeu qualquer jogo na fase de grupos, tendo empatado (1-1) frente ao… Real Madrid.
Manchester City – Ederson; Matheus Nunes, Rúben Dias, Gvardiol e Ait Nouri; Nico González, Ilkay Gündoğan e Phil Foden; Cherki, Haaland e Doku.
Al Hilal – Bono; João Cancelo, Koulibaly, Tambakti e Renan Lodi; Rúben Neves, Milinkovic Savic e Salem Al Dawsari; Malcom, Marcos Leonardo e Nasser Al Dawsari.