Mats Hümmels – a despedida merecida ao muro amarelo

CraquesCraquesFutebolAmor à Camisola1 semana atrás14 Visualizações

Após ter terminado na carreira ao serviço da Roma, o central veterano, de 36 anos, foi convidado pelo Borussia Dortmund a fazer um particular para a despedida diante dos ‘seus’ adeptos. As 14 temporadas feitas pelo clube amarelo e preto ficaram, então, gravadas a ouro no coração de um dos melhores centrais do novo século.

O futebol atual está muito marcado pelos investimentos financeiros cada vez mais avultados, e alguns deles até vistos como contrários à génese do desporto. Mas, felizmente, ainda há espaço para alguns laivos de amor à camisola. Foi o que aconteceu em Dortmund no fim-de-semana passado. Após ter colocado um ponto final na carreira aos 36 anos, Mats Hümmels recebeu, neste defeso, um convite muito especial. O Borussia Dortmund, clube onde o central jogou durante 14 temporadas, ‘convocou-o’ para um particular de despedida diante do lendário ‘muro amarelo’ do Signal Iduna Park, diante da Juventus. E ainda lhe deu a braçadeira de capitão, que Hümmels utilizou durante os 18 minutos que esteve em campo. Mats Hümmels – a despedida merecida ao muro amarelo.

E, apesar da derrota (2-1), o resultado foi a parte menos importante de um jogo carregado de emoções, tanto para os adeptos como para Hümmels e a respetiva família. No final, aquele que foi um dos melhores centrais do novo século discursou, então, aos seus adeptos. Hümmels foi, ainda, presenteado com uma placa comemorativa da sua ligação ao clube preto e amarelo, além de um ramo de flores. Nas redes sociais do Dortmund, trataram-no como “lenda”.

Números para a história

No total, Mats Hümmels cumpriu 508 partidas com a camisola do Borussia Dortmund e fez 38 golos. Só Michael Zorc fez mais jogos (572) pelos pretos e amarelos. Formado no Bayern Munique, Hümmels nunca teve espaço na equipa principal dos bávaros e acabou por rumar a Dortmund. Primeiro, então, por empréstimo na época 2007/08 e depois a nível definitivo em 2008/09.

Haveria de regressar ao Bayern no verão de 2016 mas o central não teve, então, a mesma preponderância que evidenciava no Signal Iduna Park. Hümmels voltou ao Dortmund três anos depois e por lá ‘morou’ até ao verão de 2024, no qual terminou contrato e não renovou. Ainda fez uma época na Roma (2024/25).

Mas o Dortmund quis adocicar essa despedida e deu ao central a despedida merecida. No clube preto e amarelo, Hümmels conquistou seis troféus, com destaque para os campeonatos alemães de 2010/11 e 2011/12. Perderia, então, duas finais de Champions pelo Dortmund. Mas o amor, esse, será eterno.

Deixar uma resposta

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...