Morte do ‘Pelé palestiniano’ motiva polémica entre UEFA e Salah

CraquesCraquesFutebol6 meses atrás111 Visualizações

Suleiman al-Obeid faleceu a 6 de agosto quando ajudava numa recolha humanitária em Gaza, alvo de ataques israelitas. UEFA deu conhecimento da morte do antigo futebolista, mas não explicou a razão. E foi questionada pelo craque do Liverpool.

Suleiman al-Obeid, conhecido pelo ‘Pelé da Palestina’ pelos dotes futebolísticos que possuía, morreu no passado dia 6 de agosto, em Gaza, onde ajudava numa recolha humanitária. O ex-futebolista faleceu “na sequência de disparos da ocupação israelita que visavam pessoas que aguardavam ajuda humanitária na Faixa de Gaza” e a UEFA deu conhecimento da sua morte. Contudo, o organismo que tutela o futebol europeu não explicou a razão da morte. E foi, então, questionada, nas redes sociais, por Mohamed Salah. “Podem dizer-nos como é que ele morreu, onde e porquê?”, escreveu o craque egípcio do Liverpool. Morte do ‘Pelé palestiniano’ motiva polémica entre UEFA e Salah.

A UEFA publicou uma foto de Suleiman al-Obeid e escreveu uma mensagem nas redes sociais. “Adeus a Suleiman al-Obeid, o ‘Pelé palestiniano’. Um talento que deu esperança a um número incontável de crianças, mesmo nos períodos mais sombrios.” A recebeu, de pronto, uma resposta ou, neste caso, várias perguntas de Salah.

Recorde-se que o craque egípcio sempre se mostrou um defensor da causa palestiniana. E, em outubro de 2023, pediu para que autorizassem a ajuda humanitária a entrar em Gaza. Apelando, ainda, ao fim dos “massacres” no conflito entre o Hamas e Israel.

Uma lenda do futebol na Palestina

Nascido, então, em Gaza a 24 de março de 1984 (41 anos), Suleiman Ahmed Zaid Obeid era um extremo/avançado que fez toda a carreira na Palestina e Cisjordânia. Conhecido pela sua técnica e velocidade, Al-Obeid jogou em quatro clubes diferentes, ao serviço dos quais marcou, então, mais de 100 golos, segundo a Federação Palestiniana de Futebol. Foi o melhor marcador do campeonato da Palestina em 2015/16 (17 golos) e 2016/17 (15 golos).

Pela seleção da Palestina, marcou dois golos em 24 internacionalizações. Para a história fica o grande golo apontado ao Iémen no Campeonato da Federação de Futebol da Ásia Ocidental de 2010. Casado, deixa cinco filhos (dois rapazes e três raparigas) e acabou por ser, então, a 321ª vítima ligada ao futebol da Palestina (incluindo jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes) no conflito israelo-palestiniano que recomeçou a 7 de outubro de 2023.  

Deixar uma resposta

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...