Um ano, um mês e um dia. A seca de vitórias do técnico António Oliveira já era demasiado longa. Desde 28 de maio de 2024, dia em que bateu (3-0) o Racing Montevideo, então pelo Corinthians, para a Taça Sul Americana, que o técnico não sabia o que era ganhar. De lá para cá, fez 10 jogos por Corinthians e Sport e não somou qualquer triunfo. Agora, assinou pelo Remo, da Série B, e ao segundo jogo, num duelo português, venceu o Athletic Club, de Rui Duarte, por 2-1, na primeira vitória fora de casa na Serie B. O que António Oliveira ‘remou’ para aqui chegar.
Depois da vitória para a Taça Sul Americana, o Corinthians entrou numa série de 7 jogos sem vencer, começando pelo Botafogo de Renato Paiva e terminando frente ao Palmeiras de Abel Ferreira. António Oliveira foi, então, despedido, em julho de 2024, e voltaria a treinar no Brasil em maio deste ano, quando assinou pelo Sport. Prova da impaciência dos dirigentes brasileiros, o técnico só fez 4 jogos – um empate e três derrotas – e acabou por ter o mesmo destino: demitido.
No final de junho, o Remo, clube que pretende, então, regressar à Serie A do Brasileirão, anunciou a chegada de António Oliveira. O técnico, muito respeitado por ter treinado o Corinthians, assinou e estreou-se no clássico frente ao Paysandu, com uma derrota por 1-0. Até que chegou o duelo português, no único jogo que opôs treinadores estrangeiros na Série B.
Rui Duarte (ex-SC Braga) orienta, então, o Athletic Club e até esteve a ganhar, graças ao golo de Ronaldo Tavares (ex-E. Amadora), aos 70’, mas um bis de Pedro Rocha (78 g.p. e 90’+4) deu a vitória tão desejada a António Oliveira. Um ano, um mês e um dia depois, o filho de Toni voltou a sorrir. “Em primeiro lugar, parabenizar os jogadores, porque eles são os principais responsáveis pela vitória de hoje” disse o técnico.
O Remo encontra-se, então, em 5º lugar, com 23 pontos, os mesmos do Avaí, que é 4º classificado, o último clube que pode garantir a promoção à Serie A. Já o Athletic Club, de Rui Duarte, que conta com Ronaldo Tavares no plantel, ocupa a 19ª e penúltima posição na classificação.