A revolução operada no plantel ribatejano neste defeso já fazia prever que o Alverca se apresentasse totalmente de ‘cara lavada’ na Primeira Liga. Mas o que realmente impressionou na estreia da equipa de Custódio neste campeonato foi a baixa média de idades do onze inicial: 20,8 anos. Nos onze jogadores que jogaram de início em Moreira de Cónegos, só quatro têm mais de 20 anos e dois elementos – o central Meypiou e o avançado Nuozzi – ainda só contavam 19. Este será, provavelmente, o onze mais jovem de sempre apresentado por um clube na Liga, ainda que não haja registos convincentes que permitam afirmar tal facto com certeza absoluta. Mas mesmo com um onze dos mais jovens de sempre, os meninos do Alverca estiveram quase a surpreender na estreia.
Com uma forte aposta no mercado – chegaram 28(!) reforços ao Ribatejo neste defeso… -, a ideia que transparece é que o Alverca investiu para esta e as próximas épocas. Porque, dos 28 contratados, 13 têm 20 anos ou menos. E é, então, expectável que alguns elementos possam ser cedidos a clubes de divisões inferiores para crescer. Até porque, neste momento, o plantel às ordens de Custódio conta com… 35 jogadores, um número bastante elevado para um clube que vai apenas disputar campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga.
Segundo a plataforma Playmaker Stats, o Alverca foi o clube que mais reforços estreou na 1ª jornada do campeonato. Para além dos onze titulares (!), Custódio ainda lançou mais cinco suplentes, todos eles debutantes na Primeira Liga. Desta forma, os ribatejanos superaram, então, o Estrela da Amadora, clube que operou (mais) uma revolução no plantel, depois do que já fizera no verão de 2024. Os tricolores utilizaram 8 reforços no onze titular e ainda lançaram mais três jogadores do banco.
Se dos 28 reforços, 13 têm 20 anos ou menos, tal significa que 15 têm mais de 20 anos. E o Alverca não contratou só juventude. Até porque sabemos que qualquer plantel precisa de contar com alguns elementos mais experientes, sobretudo para sobreviver aos momentos mais complicados da época. Que irão surgir, naturalmente.
E se olharmos para todos os reforços, chegaram, então, sete jogadores com 25 ou mais anos. São eles o guarda-redes André Paulo (28), o central Sergi Gómez (33), o médio Abdulai (26), os extremos Chiquinho (25), Léo Chú (25) e Diarra (26) e o avançado Sandro Lima (34).
Há uma semana, a nova era contava, então, com 24 reforços. Agora, já são 28. A tarefa será árdua. Até ao fim do mês de agosto, Custódio vai ter, forçosamente, que encurtar o plantel e decidir, então, com quem conta para a maior aventura do Alverca e da sua carreira dos últimos anos. Mas, felizmente, há muito por onde escolher.