O SC Braga está a dois jogos de marcar presença na fase regular da Liga Europa – a fase de liga. Mas para entrar na ronda que já contará com 36 equipas, os guerreiros do Minho vão ter de ultrapassar a única equipa de Gibraltar que já participou em competições europeias: o Lincoln Red Imps. Além disso, o duplo compromisso será, então, disputado em território português, uma vez que o Estádio Algarve recebe todos os jogos europeus em casa do Lincoln Red Imps. Playoff do Braga vai ser jogado em Portugal, frente ao único ‘porta-estandarte’ de Gibraltar.
Talvez seja algo inédito. Os dois jogos da última ronda de acesso à fase de liga da Liga Europa do SC Braga estão, então, agendados para Portugal. Ao estilo do slogan de uma campanha muito popular lançada pelo Turismo de Portugal no final dos anos 90 do século passado – “Vá para fora cá dentro” – os bracarenses vão mesmo jogar fora cá dentro.
O jogo de hoje, que tem Lincoln Red Imps como visitado, vai ser, então, disputado no Estádio Algarve. A equipa de Gibraltar, dada a falta de condições do seu estádio segundo as regras da UEFA, tem Loulé como a sua ‘casa europeia’. Além do clube, a própria seleção de Gibraltar também utiliza as instalações do estádio do sul de Portugal.
O Lincoln Red Imps é a única equipa do menor membro da UEFA que já marcou, então, presença nas fases regulares das competições europeias. Mas vai voltar a competir em 2025/26, independentemente dos resultados frente ao Braga. Se o agregado dos dois jogos for positivo, o campeão gibraltino segue para a Liga Europa. Caso contrário, a equipa do espanhol Juan Bezares disputará a fase de liga da Liga Conferência.
Um feito muito grande para uma equipa de um território de quase sete quilómetros quadrados. E que tem como principal ponto turístico o enorme Rochedo de Gibraltar. Também conhecido como Coluna de Hércules, o rochedo está situado no território britânico ultramarino de Gibraltar e tem 427 metros de altura.
Refira-se que o Lincoln já esteve, então, na fase de grupos da Liga Conferência em 2021/22, mas perdeu todos os seis jogos que disputou – frente a Copenhaga, PAOK e Slovan Bratislava. Durante este percurso, os gibraltinos marcaram, então, um golo em casa (Slovan Bratislava) e outro fora (Copenhaga). Isto, além de terem sofrido 17 golos no total.