
Nas últimas quatro épocas, houve sempre quatro equipas a chegar à 2ª jornada da Liga portuguesa com duas derrotas. Esta temporada, Santa Clara (foto de topo), AVS, Tondela e Alverca ainda não pontuaram em dois jogos da Primeira Liga, mas este registo ainda não é, nesta fase da época, sinal de alarme. Na época passada, por exemplo, só duas equipas chegaram à 3ª jornada sem pontos e o trajeto depois disso foi completamente oposto: o Farense não conseguiu escapar à descida, mas o Casa Pia disparou mais tarde e terminou num tranquilo 9.º lugar. Primeira Liga – O peso das derrotas a abrir.



A próxima jornada pode vir a ser decisiva para o decorrer da temporada, pelo menos a avaliar pelo que se tem passado nas últimas épocas. Normalmente, acumular três derrotas a abrir o campeonato é quase uma sentença de despromoção certa. Ainda assim, nas últimas quatro épocas há, então, dois exemplos de resiliência que conseguiram tornear o peso de três derrotas a abrir a competição.
No final da 3ª jornada, havia, então, dois clubes que ainda não tinham pontuado: B SAD e Famalicão. E aqui houve duas histórias opostas. A B SAD não conseguiu inverter as dificuldades e acabou por descer de divisão no último lugar. Já o Famalicão reequilibrou-se e fez uma temporada bastante boa, terminando na 8ª posição da classificação.
Nesta época, a história foi madrasta para com os clubes que chegaram à 3ª jornada só com derrotas: Paços de Ferreira e Marítimo. A equipa da Capital do Móvel acabaria por descer diretamente. Já os maritimistas terminariam no antepenúltimo lugar, mas não evitaram a descida à Liga 2 no playoff, derrotados pelo Estrela da Amadora.
Há duas épocas, só o Desportivo de Chaves é que chegou à 3ª jornada apenas com derrotas. E a equipa que arrancou a temporada com Moreno no banco e terminou com José Gomes não evitou, então, a descida direta à Liga 2. Nessa época, os flavienses só conseguiram mesmo pontuar na Primeira Liga à 6ª jornada – um prenúncio claro de que a temporada iria trazer um desfecho negativo.
Na época passada, ocorreu uma situação semelhante à de 2021/22. Isto porque, ao fim de 3 jornadas, só o Farense e o Casa Pia é que ainda não tinham somado pontos. No final, os algarvios não evitaram o regresso à Liga 2, enquanto os gansos, tal como o Famalicão fizera três anos antes, recuperou e acabou num sólido 9.º lugar no campeonato.
Esta época são, então, novamente quatro os clubes que chegam à 2ª jornada sem pontuar. Mas AVS, Santa Clara e os recém-promovidos Tondela e Alverca têm, rapidamente, de responder em campo para evitar o peso da história. Ainda que não vão descer os quatro – só descem, no máximo, três clubes -, inverter o percurso nesta altura pode ser decisivo para terem uma época mais descansada.






