Renovações ‘a bater’ nos 40 – a experiência ainda é um posto

CraquesCraquesFutebol1 mês atrás123 Visualizações

Ronaldo, Neuer, Pedro Rodríguez, Santi Cazorla, James Milner… A lista de veteranos que já renovaram pelos respetivos clubes esta época é extensa. Mas a confiança em futebolistas na casa dos 40 é cada vez maior. Luka Modric (39) deixou o Real, mas já assinou com o Milan e Jamie Vardy (39) é alvo do Wrexham para o Championship.

Tudo começou com Manuel Neuer. O experiente guarda-redes alemão, de 39 anos, pese embora as lesões que tem sofrido nos últimos anos, aceitou a proposta de renovação do Bayern e estendeu a sua ligação ao clube bávaro até junho de 2026. Altura em que já terá 40 anos. Mas se este tipo de renovações com guarda-redes já é vista como normal, a verdade é que também há vários jogadores de campo a prolongar a sua carreira até aos 40. Ou até, em muitos casos, para além disso. São os casos de Santiago Cazorla ou o astro português Cristiano Ronaldo, que já com 40 anos, renovaram, respetivamente por Oviedo e Al Nassr. Renovações ‘a bater’ nos 40 – a experiência ainda é um posto.

Falemos, primeiro, de Cristiano Ronaldo. Após ter feito 40 anos em fevereiro, o internacional português chegou a dar a sensação de que o seu período no Al-Nassr tinha terminado. No final de maio, CR7 escreveu, então, nas suas redes sociais: “Este capítulo acabou. A história? Continuará a ser escrita. Grato a todos.” A verdade é que o Mundo pensou que Ronaldo iria, então, trocar de clube e até de país. Nada mais errado. No final de junho, Ronaldo anunciou a sua renovação pelo Al-Nassr até 2027 – terá, então, 42 anos quando acabar o contrato – e ‘convenceu’ Jorge Jesus ser o seu novo treinador.

Já Cazorla, ligeiramente mais velho do que Ronaldo pois fará 41 ainda este ano, viveu um conto de fadas na última época ao ser decisivo no regresso do Oviedo à Liga espanhola. Fez 5 golos em 35 jogos e marcou no jogo decisivo da final do playoff diante do Mirandés. Pelo amor demonstrado ao clube do coração, Cazorla renovou contrato e vai ‘passear’ a sua classe entre os grandes do futebol espanhol na próxima época.

Santi Cazorla festejou efusivamente o regresso histórico do Oviedo à La Liga

Milner com recorde histórico à vista

James Milner é, já, uma lenda da Premier League. Aos 39 anos, já conquistou três edições da competição – duas pelo Manchester City e uma pelo Liverpool – e renovou, então, por uma época pelo Brighton & Hove Albion. Mas na mira de Milner está, então, o recorde histórico de jogos na Premier League, ranking onde ocupa atualmente o segundo lugar.

James Milner pode estabelecer novo recorde na Premier League em 2025/26

Milner soma 638 partidas na Premier, estando a 15 do atual recordista Gareth Barry (653) e, naturalmente, a 16 jogos de se tornar no futebolista com mais jogos na competição. Recorde-se que o polivalente médio cumpriu a sua primeira época na Premier League, em 2002/03, ao serviço do Leeds United, clube onde foi formado.

Apesar de já não ser um titular indiscutível no Brighton, Milner, que fará 40 anos a 4 de janeiro de 2026, continua a ser um elemento bastante útil do plantel. Não só pela experiência mas também pela polivalência que acrescenta à equipa. Esta época terá, então, o grande objetivo de se tornar eterno nesta competição.

Itália continua a ser berço de veteranos

Conhecido por ser um campeonato onde a experiência ainda é um posto, a Serie A volta, na próxima época, a contar pelo menos com dois futebolistas de renome perto dos 40 anos. Desde logo, Pedro Rodríguez que, aos 37 anos, renovou contrato com a Lazio, após ter feito uma das melhores épocas da carreira. Os 14 golos e 5 assistências em 44 jogos pelos laziale convenceram o clube a mantê-lo no plantel.

Luka Modric trocou o Real Madrid por outro gigante europeu, o AC Milan

Já o AC Milan, clube habituado a ter várias figuras na sua história a jogar com 40 anos ou perto disso, volta a contar com um super veterano no meio-campo. O regressado técnico Maximiliano Allegri quis contar com a cultura tática e sabedoria de Luka Modric . E o croata, aos 39 anos (faz 40 a 9 de setembro), já assinou por uma época, com mais uma de opção. Após 13 anos ao serviço do Real Madrid, onde ganhou 28 troféus, entre os quais 6 Champions e 4 Campeonatos espanhóis, Modric ruma a Milão.

O estranho caso de… Jamie Vardy

Por fim, contamos a história do goleador Jamie Vardy. Aos 38 anos, não conseguiu impedir a descida de divisão do Leicester e despediu-se do clube do seu coração, pelo qual jogou 13 anos (200 golos em 500 jogos) e conquistou, então, uma Premier League e uma Taça de Inglaterra. A sua continuidade no futebol ainda é uma incógnita, embora o avançado não tenha colocado de parte a hipótese de assinar por outro clube.

E o principal interessado é, então, o Wrexham, clube detido pelo conhecido ator Ryan Reynolds. O clube tem protagonizado uma ascensão meteórica no futebol inglês – tornou-se, mesmo, no único clube em Terras de Sua Majestade a subir três vezes seguidas de divisão nos 5 primeiros escalões de Inglaterra – e vai estrear-se no super exigente Championship. Pelo que o Wrexham identificou o experiente e prolífico goleador, de 38 anos, como o principal alvo para reforçar o ataque.

Deixar uma resposta

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...