Sporting é bicampeão… 71 anos depois

CraquesCraquesFutebol6 meses atrás260 Visualizações

O Sporting conquistou hoje o seu 21.º título de campeão nacional. Os leões ganharam o tão sonhado bicampeonato, que fugia ao clube de Alvalade há mais de sete décadas. Tendo como principais figuras o avançado sueco Viktor Gyokeres, o extremo português Francisco Trincão e o capitão Morten Hjulmand, a equipa comandada por Rui Borges chegou, então, ao seu principal objetivo, assegurando a conquista do troféu.

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se hoje bicampeão nacional de futebol, algo que não acontecia há exatamente 71 anos. Numa época conturbada para os leões, com duas mudanças no comando técnico, Rui Borges conseguiu, ainda assim, reequilibrar o barco e guiar o Sporting ganhar o campeonato pela segunda vez seguida, o que não sucedia desde 1953/54.

O técnico, de 43 anos, chegou a Alvalade, após um período que quase custou aos leões a conquista do título. Após a saída de Rúben Amorim, para o Manchester United em novembro, o presidente Frederico Varandas apostou as suas fichas em João Pereira. A aposta no jovem técnico não resultou e, e ao fim de oito jogos, o treinador foi substituído pelo então treinador do Vitória SC, Rui Borges.

A transferência gerou bastante polémica em volta dos dois clubes, levando os vimaranenses a alcunhar o técnico de Mirandela de “rato”, após ter trocado o clube da cidade berço pelo campeão nacional em título. Apesar da má fase que o Sporting atravessava, Borges provou estar à altura do desafio, mesmo com a grande crise de lesões que o plantel leonino atravessou.

De certo modo, essas contrariedades foram quase uma bênção para o Sporting, que viu-se obrigado a regressar à forma de jogar de Rúben Amorim. O 3x4x3, sistema tático com o qual os jogadores já estavam completamente familiarizados, fez regressar o Sporting às suas melhores exibições mas, sobretudo, a mostrar alguma da consistência que tinha com o técnico que fora campeão em 23/24.

Rui Borges não perdeu qualquer jogo no campeonato enquanto técnico dos leões, conquistando, então, 17 vitórias e nove empates em 27 jogos, na sequência do triunfo (2-0) sobre o Vitória SC. Pedro Gonçalves e o inevitável Gyökeres fizeram os golos que provocaram a festa em Alvalade.

Gyökeres: mais fome do que nunca

Viktor Gyökeres é uma autêntica máquina de fazer golos, fazendo lembrar… Peyroteo

A temporada mudou, mas a fome de golos de Viktor Gyokeres permanece intacta. Já não existem adjetivos que classifiquem a capacidade goleadora do avançado sueco, de 26 anos, que chegou ao Sporting no verão de 2023, a troco de 23 milhões de euros.

Após duas temporadas de um rendimento simplesmente soberbo ao serviço dos bicampeões nacionais, é quase impossível apontar um nome que tenha tido mais impacto do que o sueco no futebol nacional. A tática do Sporting, em ambas as conquistas, girou sempre em torno do rendimento de Gyökeres. E na fase da época em que o sueco não pôde dar o seu contributo, a equipa acabou sempre por se ressentir da sua ausência.

A potência física e a capacidade goleadora de Gyökeres encantam Alvalade e, muito provavelmente, rumarão agora a voos mais altos. Esta época foram, então, 62 golos em 58 jogos, sendo 53 dos mesmos apontados a nível de clube.

Hjulmand: o sucessor natural de Coates

Morten Hjulmand é o líder silencioso mas super eficaz a comandar os seus companheiros de equipa

Após a saída do capitão Sebastián Coates, a pergunta era clara… quem seria a nova voz de comando? Pois bem, parece que a resposta não tardou a ser encontrada. Muito pelo contrário, só pecou por tardia.

Morten Hjulmand assumiu-se, esta temporada, como um dos mais competentes trincos da atualidade, tanto a atacar como a defender. E o seu impacto no esquema leonino é pura e simplesmente inegável. Aos 25 anos, o médio dinamarquês demonstrou-se mais maduro do que imensos capitães com bem mais anos nas pernas.

Apesar dos números não serem de outro planeta, a sua influência e impacto dentro e fora das quatro linhas é bem maior do que algum dia se poderia imaginar. Aliás, nem o mais crente dos adeptos sportinguistas imaginaria que Hjulmand fosse, então, colmatar com tanta facilidade e qualidade a saída do experiente central uruguaio. Mas a verdade é que o fez.

Trincão: o assistente-mor que fez ‘o golo’ do Bi

Trincão é o futebolista com mais assistências na Liga e fez ‘o golo’ no dérbi que sentenciou o bi

Ao longo desta temporada, Francisco Trincão foi bem mais do que uma mera personagem secundária para o emblema de Alvalade. Sob o comando de Rúben Amorim, o extremo ganhou uma nova vida, que perdurou até ao fim da temporada. Com 53 jogos disputados, afirmou-se como o jogador mais utilizado do plantel leonino, a par do compatriota Geovany Quenda.

Mas bem mais do que os minutos em campo, Trincão foi uma autêntica máquina ofensiva. O camisola 17 dos leões foi o futebolista com mais assistências na Liga (12) e autor de 9 golos.

Aproveitando, então, a longa ausência, por lesão, de Pedro Gonçalves, Trincão assumiu-se como uma peça fundamental, para jogar no apoio ao goleador sueco. O craque português, natural de Viana do Castelo, ganhou bastante protagonismo e fez, no último dérbi com o Benfica, o golo que garantiu o empate e deixou o Sporting a depender de si próprio para assegurar o bicampeonato na última jornada.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...