
Vítor Pereira foi anunciado como treinador do Wolverhampton a 19 de dezembro de 2024, quando a equipa ocupava o 19º e penúltimo lugar na Premier League, a 5 pontos da salvação. O arranque foi auspicioso – duas vitórias e um empate nos três primeiros jogos – mas depois veio a má fase, com seis derrotas em oito jogos. Até que chegou março e… a estabilidade: cinco jogos seguidos sem perder e quatro vitórias consecutivas, ficando 14 pontos acima da zona de descida. Vítor Pereira opera a revolução e vai… ao pub. Festejar com os adeptos, como lhes tinha prometido.
Para se perceber a dimensão do feito do técnico português, o Wolverhampton não alcançava quatro vitórias seguidas no primeiro escalão do futebol inglês desde… 1971/72, sob o comando de Bill McGarry. O triunfo caseiro sobre o Tottenham (4-2) serviu para confirmar o bom momento de uma equipa que não sabe o que é perder desde 25 de fevereiro – 1-2 diante do Fulham de Marco Silva – e ocupa o 16º lugar na classificação, a 3 pontos do… Manchester United de Rúben Amorim, curiosamente, o próximo adversário de Vítor Pereira.

Recorde-se que o técnico do Wolverhampton já bateu, então, os red devils no seu segundo jogo pelos lobos – vitória por 2-0, golos de Matheus Cunha e Hee-Chan – e prepara-se agora para ir tentar a 5ª vitória seguida pelo clube em… Old Trafford, onde o United não ganha para a Premier League desde 26 de fevereiro – 3-2 ao aflito Ipswich Town.
Após o triunfo sobre o Tottenham, Vítor Pereira rumou, então, a um pub, onde celebrou com os adeptos do Wolverhampton. “Trabalho é trabalho, mas depois do trabalho precisamos de comemorar juntos. Eu preciso de sentir a energia destas pessoas e fazer parte desta família”, assumiu o técnico, no final do jogo.
Se, quando chegou, estava a 5 pontos da zona tranquila da tabela, encontra-se agora a 5 pontos de garantir matematicamente a permanência – um objetivo que, quando Vítor Pereira chegou, parecia ser muito complicado de atingir.
E o técnico português tem, também, na mira uma nova marca alcançada por Bill McGarry, mas na época 1970/71: seis vitórias seguidas na divisão maior de Inglaterra. Para o conseguir, o Wolves terá, então, de bater Manchester United (f) e Leicester (c). Mas Vítor Pereira já mostrou aos adeptos que nada é impossível.






