Wrexham à beira de conquistar feito inédito

CraquesCraquesFutebolDesportos4 meses atrás135 Visualizações

Nas primeiras cinco divisões de Inglaterra, nunca um clube conseguiu três promoções consecutivas. Mas o galês Wrexham, popular desde que foi adquirido pelo ator Ryan Reynolds, está a 5 jornadas de subir ao Championship quando há duas épocas estava… nos nacionais.

Mora no País de Gales o clube que ameaça tornar-se na nova sensação do futebol… inglês. A 5 jornadas do fim da League One (3ª divisão de Inglaterra), o Wrexham está à beira de conquistar um feito inédito em Inglaterra: no 2º lugar, com mais 3 pontos do que o Wycombe, pode ser o primeiro clube da história a subir três vezes consecutivas nas primeiras cinco divisões de futebol do país.

Fundado, então, em outubro de 1864 por membros do Wrexham Cricket Club, o Wrexham é o quinto clube de futebol mais antigo do Mundo e o mais velho do País de Gales. Habituado a disputar divisões inferiores, o Wrexham haveria de disputar a Taça das Taças de 1984/85, onde, na 1ª eliminatória, eliminaria o FC Porto, com um triunfo caseiro por 1-0 e uma derrota por 4-3 nas Antas, suficiente para se apurar.

À boleia do ator Ryan Reynolds

O Wrexham estava à beira da bancarrota em 2020, quando a pandemia do Covid-19 era uma ameaça real. Mas foi adquirido, por cerca de 2 milhões de euros, pelo Ryan Reynolds, conhecido ator de Hollywood, e o amigo Rob McElhenney, também ele ator.  

Ryan Reynolds adquiriu o clube e tem-no catapultado para patamares bastante elevados

Após esta aquisição, ambos os atores fizeram-se valer da sua notoriedade para atrair patrocínios para o clube, tendo mesmo estreado uma série sobre o Wrexham – “Bem-vindos a Wrexham” – transmitida na plataforma Disney Plus. Mesmo estando a competir na 5ª divisão de Inglaterra, o Wrexham foi ganhando uma nova legião de fãs e apaixonados pela história da aquisição do clube.

E o grande objetivo dos novos proprietários estava bem claro: fazer chegar o Wrexham à Premier League. Ainda que, na altura, parecesse uma utopia, a verdade é que foram dados passos sérios para estancar a crise financeira e desportiva no clube. E o primeiro foi a contratação do treinador Phil Parkinson.

Os resultados estão à vista de todos

O primeiro sinal de que o Wrexham estava mesmo decidir a fazer história aconteceu logo em 2021/22. O clube ficou em 2º lugar da 5ª divisão, a 6 pontos do campeão e único com promoção direta, o Stockport, e haveria de perder de forma amarga, no playoff de subida, frente ao Grismy (que ficara em… 6º), por 5-4, após prolongamento.

Adeptos do Wrexham festejam a mais recente vitória, diante do Burton Albion, por 3-0

Os adeptos terão, então, pensado: morremos na praia e será difícil reerguermo-nos. Mas, em 2022/23, numa disputa super acesa com outro dos clubes mais velhos da história do futebol, Notts County, o Wrexham levou então a melhor, somando 111 pontos no campeonato, apenas mais 4 do que o adversário direto.

Para se ter uma ideia, o terceiro classificado, Chesterfield, terminou a 23 pontos do 2º lugar. Foi, por isso, uma verdadeira luta para subir ao 4º escalão do futebol inglês. Desde que compraram o clube, Ryan Reynolds e o seu sócio investiram quase 10 milhões de euros na equipa de Phil Parkinson. Com esse apoio, o Wrexham desafiou todas as probabilidades. Assim, voltou a brilhar na League Two na época seguinte.

Uma epopeia com final feliz

Lembram-se do Stockport, que havia subido em 2021/22 do 5º para o 4º escalão? Foi, então, também atrás do Stockport que o Wrexham voltou a acabar na League Two, no 2º lugar, mas a 4 pontos de distância, assegurando a segunda subida direta de escalão em Inglaterra, com 88 pontos em 46 jogos.

Com a ajuda do goleador Paul Mullin, que marcou 24 golos na League Two, a equipa de Phil Parkinson teve grande sucesso. Assim, conquistou o direito de jogar na League One em 2024/25. Agora, está apenas a duas divisões de alcançar o grande objetivo traçado em 2020.

Phil Parkinson alimenta a esperança da equipa e dos adeptos em chegar… à Premier League

Esta época, e com os dois primeiros lugares a darem acesso direto ao Championship, o Wrexham de Parkinson está, a 5 jornadas do fim, no 2º lugar, com mais 3 pontos do que o Waycombe. Pela primeira vez na história, um clube pode operar três subidas consecutivas nas primeiras cinco divisões do futebol inglês e, a acontecer, será um clube galês.

Se tal acontecer, já ninguém irá, então, colocar em causa o grande objetivo de Ryan Reynolds quando adquiriu o Wrexham. Ou alguém terá coragem para tal?

Aos 38 anos, Steven Fletcher (à direita) é o elemento mais experiente de uma equipa em ascensão

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...