
É um feito histórico para Portugal. Madalena Costa, de apenas 17 anos, sagrou-se campeã mundial de patinagem livre, sendo a primeira portuguesa a conquistar o título mundial sénior na modalidade.
No Campeonato do Mundo, a realizar-se em Pequim, na China, Madalena Costa, que só a 14 de outubro cumpriu 17 anos e ainda está no primeiro ano de júnior, brilhou na patinagem livre. A portuguesa terminou com a pontuação de 260.15 pontos no total das provas de programa curto e longo.
Madalena Costa superou a italiana Cioia Fiori (224.76 pontos) e a espanhola Sira Bella Gallardo (185.66). As portuguesas Catarina Craveiro e Mariana Almeida terminaram em sétimo e oitavo lugar, respetivamente.
“Este título representa todas as coisas de que abdiquei e todas as horas que passei a treinar enquanto os meus amigos se divertiam. Todos aqueles dias que não me apetecia treinar mas com ajuda da minha mãe, que é a minha treinadora, consegui superar esses obstáculos”, disse Madalena Costa, após a vitória.
A patinadora já se tinha sagrado campeã da Europa em setembro e bicampeã do mundo de juniores em setembro de 2024, depois do ouro em julho.






