O Espérance Tunis é, sem sombra de dúvida, o gigante da Tunísia. O seu historial não dá qualquer margem a rivalidades internas. Venceu 33 campeonatos nacionais, um número que o coloca no topo da hierarquia do futebol tunisino. Aos quais somou, então, mais 16 Taças da Tunísia e 7 Supertaças internas, consolidando o seu domínio em competições domésticas. Esta é a rubrica ‘Underdogs’ do Mundial de Clubes: Espérance Tunis – Glória forjada em sangue, suor e paixão.
Mas o seu prestígio não se limita às fronteiras da Tunísia. No cenário continental, o Espérance impôs-se como um colosso do futebol africano. A sua primeira grande glória internacional chegou, então, em 1994, quando conquistou a Liga dos Campeões Africanos. Voltaria a levantar o troféu em 2011, e novamente em 2018 e 2019, derrotando adversários históricos como o Al Ahly e o Wydad Casablanca, outras duas equipas presentes no Mundial de Clubes. O Espérance conta ainda com uma Taça CAF e uma Supertaça da CAF, além de outras vitórias em competições árabes e intercontinentais, como o Afro-Asiático, e a Taça da União das Associações de Futebol Árabe.
A excelência do Espérance abriu-lhe as portas ao Mundial de Clubes da FIFA, onde já participou em quatro edições: 2011, 2018, 2019 e agora, em 2025. Embora nunca tenha atingido as decisões das respetivas edições, o clube sempre se apresentou como um digno representante do futebol africano.
Em 2018 e 2019, alcançou, então, o 5.º lugar, com destaque para a goleada imposta ao Al-Sadd, do Qatar, por 6-2, naquele que foi talvez o seu jogo mais marcante na competição. A edição de 2025, no entanto, foi bem mais ingrata. Integrado no aguerrido Grupo D, o Espérance enfrentou dois colossos do futebol mundial: de um lado, um dos maiores clubes da América do Sul, o Flamengo; do outro, um dos “Big Six”, do futebol inglês, o Chelsea. Perdeu em ambos os encontros. Por 2-0 frente ao Flamengo e 3-0 diante do Chelsea, mas deixou boa imagem. Sobretudo pela organização tática e coragem com que enfrentou adversários com orçamentos e estrelas de outra realidade. E leva, então, uma vitória para casa: bateu o Los Angeles FC, por 1-0, golo de Belaili. No único jogo em que era considerado favorito, não desiludiu.
Com mais de 100 anos de história, o Espérance Tunis não mostra sinais de abrandamento. A temporada 2024/25 trouxe mais um Campeonato da Tunísia para o museu do clube, acompanhado da Taça e da Supertaça.
A cereja no topo do bolo foi esta presença no Mundial de Clubes, que serviu como mais uma etapa numa caminhada internacional de respeito. Entre ambições renovadas e uma base de apoio inquebrável, o Espérance de Tunis continuará, sem dúvida, a ser uma das forças mais respeitadas e apaixonadas do futebol africano.