João Mota tem 83% de vitórias no Al Hussein

CraquesCraquesNotíciasFutebol7 meses atrás364 Visualizações

Com 50 jogos oficiais cumpridos em duas passagens pelo clube, o técnico português nunca perdeu ao serviço do Al Hussein para o campeonato da Jordânia.

Em 50 jogos oficiais no Al Hussein, o treinador português João Mota tem 83% de vitórias, acrescentando-lhe ainda a proeza de nunca ter perdido qualquer partida referente ao campeonato da Jordânia.

Em duas passagens, João Mota, de 58 anos, liderou o campeão em título em 25 jogos em 2023/24 (18V, 5E e 2D). Essa época terminou com a primeira conquista do campeonato do clube de Irbid. Na presente campanha, liderou em mais 25 jogos (19V, 4E e 2D, com 55-20 em golos). O ténico português reassumiu o Al Hussein nos últimos dias de setembro de 2024.

Mais: em jogos do campeonato, o Al Hussein nunca perdeu sob a liderança de João Mota, conseguindo, então, intrometer-se na hegemonia dos rivais Al Wedhat e Al-Faisaly Amman, claramente dominadores este século.

Na primeira época, as duas derrotas do Al Hussein foram em jogos para Shield Cup. Já esta temporada também foi superado em duas ocasiões, ambas em partidas da AFC Champions League Two.

Invencível nas competições internas em 2024/25, João Mota está então na liderança do campeonato, com 40 pontos, oito de vantagem para o Al Wehdat, 2.º classificado. Ele aspira a algo inédito no clube: o triplete.

Depois do triunfo, já este ano, na Supertaça, a segunda do historial do Al Hussein, o treinador português luta ainda por conquistar dois troféus. Além da Liga, ainda está na Taça da Jordânia, onde defrontará o Al-Faisaly Amman nas meias-finais.

Na prática, em 25 partidas esta época, desde que João Mota voltou a Irbid, o Al Hussein venceu 19, empatou quatro e averbou, somente, duas derrotas – ambas na Champions, frente ao Al-Ahli Dubai de Paulo Sousa, por 2-3, e com o Al Sharjah, por 0-1.

João Mota tem 83% de vitórias no Al Hussein mas o registo tem tendência a melhorar

11 jogadores nas seleções da Jordânia

A campanha do campeão em título Al Hussein de João Mota proporcionou, mais uma vez, a chamada de jogadores à principal seleção da Jordânia. Foram sete, os jogadores chamados para o duplo compromisso. A Jordânia enfrentará a Palestina (20 de março) e República da Coreia (25 de março) na qualificação da AFC para o Mundial de 2026. A estes sete jogadores, há a acrescentar mais quatro para os trabalhos da seleção olímpica (Sub-23).

O líder da Liga da Jordânia integra ainda na equipa técnica os adjuntos portugueses Marco Delgado e André Anastácio. A equipa volta a jogar a 29 de março com o Al Salt, para a 17ª jornada da Liga da Jordânia. João Mota tem 83% de vitórias no Al Hussein mas pode melhorar este registo caso mantenha esta caminhada triunfal.

Portugueses Marco Delgado e André Anastácio integram equipa técnica de João Mota

Segundo com mais vitórias em ligas da Ásia

Para já, e num recente estudo da AFC que reúne 23 campeonatos nacionais do continente asiático, com mais de 10 jornadas realizadas, o Al Hussein é a segunda equipa com mais vitórias (13 em 14 jogos), com 92,8% de sucesso.

Neste caso, não aparece na liderança porque o Johor DT – equipa já campeã da Malásia e onde alinha o espanhol Jesé Rodríguez, antigo avançado do Sporting – soma 19 triunfos em 20 jogos.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...