O Elvas começou o Campeonato de Portugal da melhor forma com uma vitória por 4-0, ao Vasco da Gama da Vidigueira. Somando à expressiva vitória alentejana, o avançado espanhol Javi Bernal foi, então, a estrela maior da companhia com três golos – na estreia oficial pelo clube ‘azul e ouro’. Javi Bernal encanta Patalino com hat-trick.
A verdade é que, nos registos oficiais de O Elvas, não há memória de um ‘cavaleiro azul e ouro’ que se tenha estreado, em competições nacionais, com um hat-trick. Nas épocas mais recentes, há, então, a ‘manita’ de João Carlos Lopes ao Gafetense (7-1, em 2022/23, na AF Portalegre) e ainda o ‘poker’ do emblemático ‘capitão’ Luís Dias ao Fronteirense (6-0, em 2020/21, também no distrital). Feitos ainda bem presentes no imaginário coletivo dos adeptos de O Elvas mas conseguidos, então, num contexto competitivo regional.
Agora, foi, então, bem diferente. Primeira jornada do Campeonato de Portugal, primeiro jogo oficial, e logo três golos (11′, 21′ e 55′) com assinatura de Javi Bernal na primeira goleada de O Elvas esta temporada. A equipa de Bruno Dias aplicou ‘chapa 4’ ao Vasco da Gama Vidigueira.
O hat-trick foi obra e graça de Javi Bernal. Um avançado espanhol, de 26 anos, que a SAD de O Elvas ‘descobriu’, na segunda metade da última campanha, no Pozoblanco (Tercera Division RFEF). Mas que se assume, então, como a principal referência atacante do conjunto ‘azul e ouro’ neste arranque de competição na Série D do Campeonato de Portugal.
“Conseguimos colocar em campo tudo o que trabalhámos na pré-época”, destacou Javi Bernal, no final da partida no Estádio Patalino. “Os golos não são apenas meus, são de toda a equipa”, reiterou o avançado espanhol, substituído à hora de jogo depois de missão cumprida.
Com formação no CD Diocesano, em Cáceres, e passagem pela equipa B do Zaragoza, esta é a primeira experiência de Javi Bernal fora de Espanha. E, pela primeira amostra, supera já as expectativas mais otimistas. “A verdade é que me surpreendeu muito. Toda a cidade está envolvida com a equipa e isso sente-se. Sobretudo quando estás dentro de campo. Só temos de agradecer”, reforçou Javi Bernal.