Tiago Silva nasceu em Lisboa, a 2 de junho de 1993. Iniciou o seu percurso nas camadas jovens do SL Olivais, antes de dar o salto para a formação do Benfica. Nas águias, o jovem Tiago foi subindo degrau a degrau, mas nunca conseguiu sobressair face aos demais. Acabaria por trocar as águias pelos azuis do Restelo no verão de 2009. E foi em Belém que Tiago Silva conquistou o seu próprio espaço não só no clube mas também no futebol português. Um percurso que um dia o fez chegar ao Vitória de Guimarães. Tiago Silva – o cérebro do meio-campo vimaranense.
Na temporada de estreia pela equipa principal de Os Belenenses, em 2012/13, Tiago Silva anotou, então, 7 golos. O médio criativo ainda realizou quatro temporadas de bom nível no Restelo mas a chegada de Julio Velasquéz retirou-lhe espaço e Tiago Silva rumou, então ao Feirense, por empréstimo. Resultado: tornou-se na estrela principal do clube de Santa Maria da Feira, ajudando o clube a manter-se na Liga Portuguesa durante duas épocas (2016/17 e 2017/18). No verão de 2018, assinou pelo Feirense mas, aí, não evitou a queda do clube na 2ª Liga.
Nessa altura, Tiago Silva resolveu aventurar-se além-fronteiras. Primeiro em Inglaterra, ao serviço do Nottingham Forest, onde foi companheiro de Tobias Figueiredo, Yuri Ribeiro e João Carvalho, em 2019/20.
Na época seguinte, Tiago rumou à Grécia para representar o Olympiacos, onde viria a sagrar-se campeão grego, numa equipa então orientada por Pedro Martins. No verão de 2021, quando era expectável que se mantivesse ao serviço do emblema helénico, Tiago Silva tornou-se reforço do Vitória SC.
Desde o verão de 2021 que Tiago enverga a camisola do Vitória SC, clube onde assumiu um papel central e se afirmou como uma referência do clube. Em mais de 150 jogos disputados ao serviço dos vimaranenses, Tiago já anotou 24 golos e 19 assistências. Ainda no último fim-de-semana apontou, da marca dos onze metros, o golo da vitória sofrida dos minhotos sobre o Estoril, a contar para a 2ª jornada da Liga Portugal.
Recentemente, Tiago Silva celebrou um marco importante ao completar 262 jogos na Primeira Liga, um feito que sublinha a sua longevidade e regularidade no principal escalão do futebol português. Um registo que o coloca entre os jogadores no ativo com mais partidas disputas no campeonato nacional.
O papel de Tiago Silva no Vitória SC vai além das estatísticas: é o maestro silencioso que organiza e pauta a ofensiva vitoriana. Em cada jogo, demonstra inteligência posicional e capacidade de decidir nos momentos-chave. E mais do que qualquer qualidade futebolística, demonstra atitude. Algo que o tem tornado, então, num autêntico ídolo dentro das muralhas do D. Afonso Henriques.