Nélson Oliveira – a promessa que nunca desistiu

CraquesCraquesEternas Promessas5 horas atrás2 Visualizações

Da formação do Benfica ao Castelo de Guimarães, passando por empréstimos sucessivos e por uma carreira marcada por grandes e graves lesões. Nélson Oliveira é o retrato de um jogador cujo talento nunca esteve em causa, mas que viu a afirmação plena no futebol português ter ficado sempre adiada. Aos 34 anos, a desfrutar de uma aventura muito desejada, chegou, então, ao número redondo de 100 golos na carreira.

Nélson Oliveira nasceu em Barcelos em 1991 e, desde muito jovem, foi considerado um dos maiores talentos do futebol português. Aos 15 anos já era apontado como “o próximo grande avançado” do Benfica e da Seleção Nacional, depois de brilhar nas seleções jovens, onde deixou marcas importantes. A estreia pela equipa principal dos encarnados chegou cedo. Mas também cedo se percebeu que o espaço na Luz seria escasso para um jovem à procura de minutos e afirmação. A concorrência da dupla Cardozo-Saviola foi grande demais, acabando por levar o avançado para outras paragens. Nélson Oliveira – a promessa que nunca desistiu.

Seguiram-se empréstimos a Rio Ave e Paços de Ferreira antes de ter oportunidade na Luz durante uma época. Em 2011/12, com 20 anos e sob o comando de Jorge Jesus, fez 3 golos em 22 jogos e o destino ficou traçado. O regresso aos empréstimos foi, então, uma evidência até 2016: Deportivo da Corunha, Rennes, Swansea e Nottingham Forest, até ser comprado pelo Norwich. Em todos os clubes deixou lampejos de qualidade, mas nunca conseguiu manter a consistência necessária para se fixar.

Nélson Oliveira não conseguiu confirmar todo o seu potencial no Benfica

Rótulo de promessa começou a pesar

Ainda assim, em 2012 esteve presente no Europeu. Convocado pelo selecionador Paulo Bento, Nelson alcançava, então, um patamar que lhe permtia sonhar com a ascensão de uma estrela em construção. No entanto, Nélson conseguiu conquistar verdadeiramente a sua oportunidade. Com o passar dos anos, o rótulo de promessa começou a pesar. Lesões musculares, falta de continuidade e más escolhas na carreira contribuíram, então, para atrasar o crescimento competitivo do avançado.

A experiência em Inglaterra, sobretudo no Norwich, acabou por ser o ponto mais alto, da sua carreira, com números apreciáveis na época – 15 golos em 32 jogos em todas as competições. Mas mesmo aí a irregularidade acabou por falar mais alto. As posteriores passagens pela Grécia e Turquia não foram exceção e Nélson Oliveira começou a pensar que um regresso a Portugal poderia revitalizar-lhe a alma. E, neste caso, houve um clube que lhe tocou no coração: o Vitória de Guimarães. Inclusivamente, o avançado chegou a falar com o seu empresário para procurar uma oportunidade nos vitorianos.

Um desejo concretizado

E o sonho concretizou-se. Em 2022, Nélson Oliveira regressou a Portugal para vestir a camisola do Vitória SC. Em Guimarães encontrou, então, um clube disposto a acreditar nele, mas a grave lesão no joelho sofrida logo na primeira temporada voltou a atrapalhar o seu trajeto. Já recuperado, Oliveira procura recuperar a confiança e voltar a ser um nome de referência, mesmo com 34 anos. No entanto, no passado fim-de-semana, Nélson chegou aos 100 golos apontados na sua carreira enquanto profissional.

Aos 34 anos, Nélson Oliveira é um ídolo dos adeptos vitorianos em Guimarães

Para muitos adeptos, Nélson Oliveira representa o símbolo de uma geração que prometia mais do que conseguiu entregar. Para os mais resilientes, continua a ser um avançado capaz de decidir jogos e de lutar contra as adversidades da carreira. Certo é que, no D. Afonso Henriques, a esperança persiste: a de que, mesmo aos 34 anos, ainda seja possível transformar a promessa numa realidade tardia. Nélson Oliveira – a promessa que nunca desistiu.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...