O primeiro duelo 100% brasileiro no Mundial de Clubes vai ser comandado por dois treinadores portugueses. Palmeiras e Botafogo são os protagonistas do primeiro jogo (hoje, às 17h00 portuguesas) depois da fase de grupos. Abel Ferreira e Renato Paiva conhecem-se bem, embora este seja apenas o quinto duelo entre ambos. O Lincoln Financial Field, em Philadelphia, vai assistir, então, a um Duelo português no mata-mata.
O atual campeão brasileiro e da Libertadores, Botafogo, e o Palmeiras têm disputado as grandes competições nas últimas duas temporadas. Este vai ser, então, um encontro com muitos duelos e marcado eventualmente pela capacidade de surpreender o adversário. Ambas as equipas jogam com linhas altas e apostam bastante na pressão.
De um lado, está um meio-campo do Botafogo composto por Marlon Freitas e Allan, dupla com muita qualidade – que costuma ser um trio, com Gregore, que não vai jogar por acumulação de amarelos. Do outro, há Richard Ríos, Aníbal Moreno e Maurício, um trio dotado de maior robustez e força física. Espera-se, por isso, um duelo aceso, porque o futebol (ainda) é dos médios.
Este vai ser o quinto jogo entre os treinadores portugueses – todos disputados, então, na América do Sul. Esta batalha começou em 2021, na Fase de Grupos da Libertadores. Desde então, com a mudança de Renato Paiva para o Brasil, o domínio verde de Abel terminou. Esta temporada, a jornada inaugural do Brasileirão colocou frente-a-frente Palmeiras e Botafogo, mas o jogo não foi além do 0-0.
Palmeiras 5 – 0 Independiente del Valle (28/04/2021)
Independiente del Valle 0 – 1 Palmeiras (12/05/2021)
Bahia 1 – 0 Palmeiras (22/06/2022)
Palmeiras 0 – 0 Botafogo (30/03/2025)
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Giay, Gustavo Gómez, Fuchs e Joaquín Piquerez; Richard Ríos e Moreno e Maurício; Estêvão e Flaco López.
Botafogo – John; Vitinho, Alexander Barboza, Jair e Alex Telles; Marlon Freitas e Allan; Artur, Savarino e Cuiabano; Igor Jesus.