Na estreia no Eurobasket’2025, Neemias Queta, poste dos Boston Celtics, voltou a provar o porquê de ser o único português a atuar na NBA. Os 23 pontos, 18 ressaltos e 4 desarmes de lançamento levaram o atleta, de 26 anos, a tornar-se o primeiro estreante a somar mais de 20 pontos e 15 ressaltos desde… 1995. Apesar de estar incluído num grupo complicado, Portugal deixou, então uma excelente imagem na sua estreia diante da Chéquia – vitória por 62-50 – e Neemias Queta colocou os amantes do basquetebol em polvorosa. Super Neemias entra ‘a matar’ no Eurobasket’25.
Nos últimos 30 anos de competição nunca se vira uma estreia deste calibre. E quem, com certeza, estará a esfregar as mãos de contente, para além do selecionadr português Mário Gomes, é, então, Joe Mazzula. O técnico dos Celtics tem feito rasgados elogios ao atleta português desde que este chegou a Boston e, hoje, o motivo desses elogios esteve à vista de toda a Europa. E de todo o Mundo, pois a própria NBA reagiu nas redes sociais a uma exibição estratosférica de Neemias.
Uma nota de destaque, ainda, para a grande estratégia do selecionador Mário Gomes. Mas apesar da vitória, o técnico mostrou-se insatisfeito com a qualidade dos jogo ofensivo dos linces. No final, a exibição histórica de Neemias, os 15 pontos de Rafael Lisboa e a exibição segura de Travante Williams foram, então, suficientes para Portugal garantir a vitória na estreia.
O próximo confronto dos portugueses será, então, já na sexta-feira (dia 29) frente à poderosa Sérvia. Um adversário que parte para este torneio como um dos principais favoritos, à boleia do poste dos Denver Nuggets, Nikola Jokic. O confronto de Queta ‘Batman’ com aquele que é conhecido por Joker será, então, algo emocionante de se acompanhar. E, quem sabe, talvez Neemias venha a escrever mais uma página dourada para para o basquetebol português.