Em agosto de 2024, Yan Maranhão estreava-se com a camisola do Anadia na Liga 3. E, apenas nove meses depois, o avançado brasileiro fez o golo do Moreirense no Estádio do Dragão frente ao FC Porto, dando nas vistas num palco especial. O golo solitário do avançado dos cónegos não evitou a derrota por 3-1, mas confirmou a ascensão meteórica de Yan Maranhão, de 22 anos.
Chegado a Portugal, então, no verão passado, Yan destacou-se de imediato, ao anotar 14 golos em 17 jogos pelo Anadia. Estes números despertaram imediatamente o interesse do Moreirense, que o contratou no mercado de inverno. Desde então, tem somado minutos na Primeira Liga, estreou-se a faturar frente ao Estoril e, agora, deixou marca num dos palcos mais exigentes do futebol nacional.
Antes da aventura, em solo português, o percurso foi bastante discreto no Brasil, com passagens por clubes como Maguary, Inhumas, Grêmio Anápolis ou União Rondonópolis. Mas, em Moreira de Cónegos, encontrou o salto competitivo que procurava.
Com 1,84m, perfil de ponta de lança móvel e instinto de oportunidade, o avançado começa a justificar a aposta do clube minhoto, que o segurou até 2029, após os 3 golos em 6 jogos na Liga Portugal.