
O arranque de época do Benfica B motivou alguma preocupação. No final das primeiras seis jornadas da Liga 2, a equipa de Nélson Veríssimo ainda não havia ganho qualquer partida e somava, então, 2 pontos. Fruto de dois empates e quatro derrotas. A seguir, vieram dois triunfos animadores mas os problemas voltaram com duas derrotas seguidas, diante de Farense e Vizela. E volvidas 12 jornadas, o Benfica B ocupava, então, um pálido penúltimo lugar na classificação, com 11 pontos, os mesmos do lanterna-vermelha, FC Porto B. Mas, daí para cá, tudo mudou. A jornada 13 permitiu o regresso às vitórias e a equipa secundária das águias não voltou a perder. A metamorfose do Benfica B de Veríssimo.
O primeiro passo para esta transformação radical ocorreu, então, a 16 de dezembro de 2025, na receção à UD Oliveirense. Com golos de Joshua Wynder e João Veloso, o Benfica B ganhou por 2-0. E a confiança aumentou. Ao ponto de, na jornada seguinte, a equipa ter ido empatar aos Barreiros, diante do líder isolado Marítimo.
E depois, veio o dérbi eterno, frente ao Sporting B. As jovens águias, que no final da jornada 12 estavam a 15 pontos do, então, líder, responderam da melhor forma. Um golo solitário de Diogo Prioste, de penálti, deu novo triunfo e a equipa demonstrava, já, uma maturidade diferente da que havia exibido nos primeiros jogos da época. E, no final da 18ª jornada, o Benfica B está a… 4 pontos do eterno rival.

Tomando em linha de conta os seis triunfos obtidos pela equipa, há quatro nomes que ganham evidência. O central João Fonseca, o médio Diogo Prioste e os avançados estrangeiros Trevisan e Edokpolor. Todos eles fizeram dois golos no somatório das vitórias da equipa.
Mas analisando o momento mais recente, em que a equipa não perde há 7 jogos seguidos, há ainda que acrescentar o nome de Joshua Wynder. O central norte-americano revelou-se, então, decisivo, com golos no triunfo sobre a UD Oliveirense e no empate em casa do Marítimo.

Outra prova do desenvolvimento de maturidade que a equipa vem revelando com o decorrer desta época é a capacidade que já existe para fazer frente ou, mesmo, abater candidatos à subida. Senão veja-se: nos últimos cinco jogos, a equipa de Veríssimo empatou (1-1) frente ao líder e venceu Sporting B (3º classificado), Académico de Viseu (2º) e Chaves (5º).
O mais recente triunfo, arrancado a ferros com um golo de João Fonseca aos 90’+4, diante do Chaves, catapultou as jovens águias para o 7º lugar. A metamorfose do Benfica B de Veríssimo é, já, uma realidade evidente.






