A primeira vez de André Jasmins nos Emirados

CraquesCraquesFutebolNotícias6 meses atrás366 Visualizações

Numa ainda recente experiência em nome próprio, o jovem treinador madeirense André Jasmins, que agora comanda o Al Orooba, conquistou, no passado sábado, a primeira vitória na elite dos Emirados Árabes Unidos.

Primeira vitória do treinador português André Jasmins, de 37 anos, à frente do Al Orooba, último classificado da Primeira Liga dos Emirados Árabes Unidos. Em partida da 20.ª jornada, realizada no passado sábado, o Al Orooba impôs-se, por 2-1, frente ao Ittihad Kalba (11.º lugar) e comemorou o segundo triunfo na competição, atingindo os seis pontos na tabela classificativa, ainda a 13 da primeira equipa em zona de manutenção.

De resto, há alguns jogos que o Al Orooba apresentava sinais de melhoria e evolução – vinha, então, de uma sequência de derrotas pela diferença mínima -, sobretudo após as mudanças (saída e entrada de jogadores) no último mercado.

Entre as novidades de janeiro à disposição de André Jasmins, destaque para o avançado internacional moçambicano Witi, ex-Nacional da Madeira, que chegou ao Al Orooba cedido pelo Dibba Al-Hisn. É, de momento, o único jogador dos quadros do clube com passado no futebol português e falhou os últimos compromissos por castigo.

André Jasmins está a terminar último grau do curso de treinador nos Emirados Foto: Al Orooba

Bruno Pereira mudou-se para rival

Aliás, na ocasião, foram divergências relativamente à política desportiva implementada pelo Al Orooba, a que se juntaram a falta de resultados em competição, que levaram mesmo à saída do treinador Bruno Pereira – trabalha agora e já vence pelo rival Dibba Al Fujairah, que milita no segundo escalão -, e à promoção de André Jasmins a treinador principal.

O Al Orooba enfrentou um orçamento reduzido e dificuldades no recrutamento de jogadores estrangeiros. Como resultado, a equipa revelou, desde cedo na época, limitações qualitativas. Essas dificuldades tornaram difícil competir com a maioria das equipas em prova. Por isso, é possível explicar que o Al Orooba tenha conseguido apenas duas vitórias em 20 jogos.

Para trás, ficava todo um percurso de sucesso da dupla de treinadores naturais da Madeira que, na última época, devolveram o Al Orooba à elite do futebol dos Emirados, com um registo verdadeiramente notável. No campeonato, foram 31 jogos que se traduziram em 24 vitórias, seis empates e somente uma derrota, com um saldo de 57-25 em golos. O defesa/médio português Diogo Capitão, agora ao serviço do Mafra, fez parte dessa equipa campeã.

Na equipa de futebol de praia do Nacional, com o irmão João e os amigos Pedro Vasconcelos e Diogo

Tudo começou no Nacional da Madeira

Desafiado a permanecer no Al Orooba para preparar, desde logo, a próxima época, após a rescisão, por mútuo acordo, com Bruno Pereira, o até então adjunto André Jasmins aceitou o repto, naquela que é, recorde-se, a primeira experiência como treinador principal. Em simultâneo, está a concluir o último nível da formação de treinador.

Natural do Funchal, na Madeira, André Jasmins iniciou-se, então, como praticante no Nacional da Madeira. André cumpriu toda a formação no clube alvinegro, onde o pai, Fernando Jasmins, é um respeitado e admirado clínico da equipa principal. Mais tarde, integrou as equipas de futsal e futebol de praia. Trabalhou também como adjunto e recuperador físico do Nacional. Depois, juntou-se à equipa técnica de Bruno Pereira, também madeirense. Com Bruno, teve passagens vitoriosas por Omã, onde foi campeão no Al-Seeb, e teve experiências no Al-Nahda e Al-Nasr. No Bahrein, venceu a Supertaça pelo Al Khalidiya.

André Jasmins e o irmão João num estágio da Seleção Nacional de futebol de praia

Destaque no areal e na quadra

Enquanto praticante, André Jasmins destacou-se, sobretudo, no futsal (Nacional, Francisco Franco e Cruzado Canicense) e futebol de praia (Nacional).

As prestações no areal e os prémios individuais (MVP) e coletivos (tricampeões) do Nacional da Madeira no torneio de Oceanside, em San Diego, Califórnia, e no primeiro escalão em Portugal, destacaram-se. Isso levou à presença de André Jasmins na Seleção Nacional. O irmão João e o amigo Pedro Vasconcelos também o acompanharam. Na altura, Mário Narciso já era o selecionador.

Em paralelo, André Jasmins representou ainda, tal como o irmão João, a equipa de futebol de praia do Arsenal em alguns torneios internacionais.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...