Aurélio Pereira – o homem que via mais além

CraquesCraquesDesportosFutebol4 meses atrás93 Visualizações

Faleceu, aos 77 anos, Aurélio Pereira, o homem que via mais além no futebol e descobriu talentos como Paulo Futre, Luís Figo ou Cristiano Ronaldo, entre dezenas de outros. Reformou-se em 2019, mas deixou legado inigualável, valendo-lhe o epíteto de ‘senhor formação’.

É uma daquelas notícias que ninguém gosta de dar: morreu Aurélio Pereira, conhecido por senhor formação, histórico olheiro do Sporting, tinha 77 anos. Trabalhou durante 45 anos, até à reforma em 2019, no departamento de formação dos leões. Graças à sua visão apurada e à perceção inata para avaliar quem tinha e não tinha talento, Aurélio Pereira, o homem que via mais além, descobriu dezenas de jogadores que atingiram níveis elevadíssimos nas suas carreiras.   

Jogadores como Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Paulo Futre, Nani, Simão Sabrosa, William Carvalho, Ricardo Quaresma, Rui Patrício e João Moutinho não escaparam ao seu raio de ação. Além disso, o trabalho desenvolvido nos escalões de formação foi tão notável que, como reconhecimento, o Sporting decidiu batizar o relvado principal da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, com o seu nome.

Antigo jogador dos leões, Aurélio Pereira tornou-se treinador no Futebol Benfica, antes de regressar ao Sporting, onde em 1988, criou e liderou o Departamento de Recrutamento e Formação.

O Senhor Formação criou e liderou o Departamento de Recrutamento e Formação do Sporting. Foto: Sporting CP

Com a construção da Academia do Sporting, em Alcochete, avançou para a profissionalização do departamento de scouting, construindo uma rede de  olheiros que permitiram a entrada de cada vez mais novos e talentosos jogadores para a equipa principal do Sporting.

Mérito reconhecido em vida

Aurélio Pereira recebeu duas vezes o Prémio Stromp – os prémios que homenageiam quem anualmente mais se distingue, nas várias áreas, entre os sportinguistas – em 1982 na categoria Técnico, e em 2002 na categoria Dedicação, e com o Leão de Ouro em 2006.

Em janeiro de 2017, recebeu a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa. Mais tarde, em fevereiro de 2018, a UEFA distinguiu-o com a Ordem de Mérito. Essa distinção reconheceu o seu enorme contributo para o desenvolvimento do futebol português e europeu. De facto, esse contributo ficou refletido na conquista do Campeonato da Europa pela Seleção Nacional, em 2016. Vale destacar que a seleção foi formada por dez jogadores descobertos por Aurélio Pereira.

Quando se fala em jogadores descobertos por Aurélio Pereira, muitos exemplos poderiam ser apontados. Mas deixamos três, de diferentes gerações, que estarão, porventura, entre os maiores de todos:

Paulo Futre

Foi um dos maiores talentos a sair das escolinhas do Sporting. Começou a jogar em 1977, nos infantis, depois de se destacar no Torneio Onda Verde e num torneio escolar em França, representando a DGD. Foi então detetado por Fernando Delgado, que o levou até Aurélio Pereira. Durante a sua formação, não o deixou sair de Alvalade. Futre revelou-se prodigioso, e, assim, foi avançando rapidamente, queimando etapas. Como resultado, tornou-se internacional em todos os escalões jovens. Mais tarde, chegou à equipa principal, à Seleção e, finalmente, consolidou-se como um dos maiores talentos de sempre do futebol nacional.

Luís Figo

Oriundo de “Os Pastilhas”, um pequeno clube de bairro da Cova da Piedade, Figo chegou ao Sporting com 13 anos e rapidamente passou a fazer parte das seleções nacionais jovens. Foi campeão europeu sub-17, em 1989, e campeão Mundial sub-20, em 1991, com Carlos Queiroz. Foi lançado na equipa principal dos leões com apenas 17 anos. Jogador com capacidade técnica extraordinária, aliada ao seu grande poder físico e à sua forte personalidade, sempre apresentou enorme ambição e total dedicação ao futebol, tendo-se tornado num dos melhores futebolistas da sua geração.

Cristiano Ronaldo

Visto como o jogador mais bem-sucedido de sempre formado nas escolas orientadas por Aurélio Pereira. Começou a jogar futebol nas escolas do Andorinha, pequena coletividade da Madeira, onde o seu pai era o roupeiro. Ronaldo despertou imediatamente o apetite dos dois maiores clubes da ilha, acabando por ir para o Nacional por influência do seu padrinho. Apenas lá esteve duas épocas, sendo detetado pela equipa de olheiros liderada por Aurélio Pereira e assim chegou ao Sporting com apenas 12 anos, em 1997. O seu futebol rapidamente atraiu atenções e em 2001/02, Lazlo Boloni estreou-o na equipa principal leonina, quando tinha apenas 16 anos… O resto foi o que se sabe: uma história de sucesso com carreira inigualável até à atualidade.

Ronaldo escreveu mensagem de despedida nas suas redes sociais. Foto: Instagram CR7

Além de Ronaldo, muitos outros craques escreveram mensagens de despedida nas redes sociais, entre os quais, Nani, Quaresma e até outras figuras ligadas ao desporto. O legado de Aurélio Pereira, nascido a 1 de outubro de 1947 na aldeia do Vidual, concelho da Pampilhosa da Serra, ficará, então, gravado para sempre, não só na memória de todos quantos puderam conviver e trabalhar com ele mas também na história do Sporting Clube de Portugal, clube onde jogou nas camadas jovens e depois regressou, mais tarde, para fazer história num Departamento de Formação e Recrutamento criado e liderado por si.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...