
“Você não acreditou, Você nem me olhou, Disse que eu era muito nova para você, mas agora que eu cresci você quer me namorar”. Este verso inicial da música ‘Baba’, grande sucesso da cantora brasileira Kelly Key no início dos anos 2000, ficou no ouvido de todos os que acompanharam o início da sua carreira. Mas hoje em dia, o negócio de Kelly Key é bem diferente. Após deixar a música, tornou-se, então, empresária após a ligação ao marido, o angolano Mico Freitas, e juntos dedicaram-se ao futebol. Fundaram, em outubro de 2023, o Kiala FC, clube dedicado à formação de jovens angolanos, e dois anos depois, ganharam os campeonatos provincianos de Sub-17 e Sub-19. A profissionalização será um passo gigante mas possível em breve. Cantora brasileira Kelly Key é hoje dona de clube de futebol em Angola.
Mico Freitas é, então, o presidente do Kiala FC e Kelly Key a vice-presidente de um clube que possui um investimento na ordem dos 500 milhões de euros. O apoio financeiro vem por parte do pai de Mico Freitas, Jorge Freitas, proprietário da Grupo Casal, representante e distribuidora de marcas como a Mercedes, Hyundai, Mitsubishi, Suzuki ou Yamaha em Angola.

O casal queria criar algo de raiz, que pudesse tornar-se importante para a população e que tivesse algum cariz social. Por essa razão, nasceu, então, o Kiala FC, clube que acolhe cerca de 70 jovens angolanos e lhes proporciona, para além dos treinos de futebol, três refeições diárias, acompanhamento pessoal e psicológico, bem como diversos cursos técnicos.
Mico Freitas e Kelly Key querem realmente deixar uma marca importante no futebol de formação em Angola. Por isso, investiram qualquer coisa como 28 milhões de euros num complexo desportivo bem composto. Este inclui dois campos de futebol, um relvado com arquibancada e outro de terra batida, balneários, salas de reunião, refeitório, cozinha e lavandaria. Mas a perspetiva é aumentar as instalações, oferecendo a possibilidade de praticar outros desportos masculinos e femininos.

As conquistas dos campeonatos provincianos de Luanda por parte das equipas de Sub-17 e Sub-19 deram ao Kiala FC uma notoriedade bastante grande. E não só a nível nacional. Há já vários clubes mundiais interessados em estabelecer parcerias com o clube recém-criado e Kelly Key tem-se deslocado a vários países para conversações.

Tendo como principal objetivo ser o clube que mais jogadores exporta para o estrangeiro, Kelly Key e Mico Freitas já estiveram reunidos com dirigentes do Flamengo. O clube rubronegro vai acolher, então, um dos três primeiros jovens craques que o Kiala FC potenciou e desenvolveu. E, segundo a imprensa brasileira, Mico Freitas e Kelly Key já estão, também, em conversações com o Atlético Mineiro.
A criação de uma SAD não está colocada de parte e já existe mesmo alguma pressão para o Kiala FC se tornar profissional. O que implicaria, naturalmente, um reforço avultado do investimento. Mas Kelly Key, uma de duas mulheres vice-presidentes no futebol angolano – a outra é Leonilde Paulo, do Petro Atlético de Luanda – não abdica da importância da agregação social que o FC Kiala deve continuar a ter no seu ADN. A vida dá muitas voltas. Cantora brasileira Kelly Key é hoje dona de clube de futebol em Angola.







Alexandre
Gostei muito desse gostaria fazer Parte