O mundo do futebol está a testemunhar o nascimento de uma nova estrela. Cavan Sullivan, jovem promessa do Philadelphia Union, fez a sua estreia profissional na MLS, aos 14 anos e 293 dias, frente ao New England Revolution. E estabeleceu, então, um novo marco de precocidade. A sua primeira aparição num jogo profissional não quebrou apenas um recorde histórico. Também solidificou o seu estatuto como um dos talentos mais promissores desta geração norte-americana. Cavan Sullivan quebra recorde de Freddy Adu.
Cavan Sullivan fez, então, a sua estreia na MLS a 18 de julho de 2024 – cumpriu-se, na sexta-feira, um ano após a mesma – diante do New England Revolution, com 14 anos e 293 dias. Superou, assim, o recorde de Freddy Adu (ex-Benfica), que se estreou a 3 de abril de 2004, com 14 anos e 306 dias, pelo DC United, frente ao San Jose Earthquakes. Este marco não é apenas uma questão de idade, mas um testemunho do talento e da maturidade que o médio-defensivo Sullivan já demonstra em campo.
Desde então, o jovem participou em outros dois jogos em 2024. Em 2025, Sullivan já alinhou em sete partidas, tendo sido titular no último, pela primeira vez na carreira, frente ao Nashville, no passado dia 6 de julho. Enquanto Sullivan se tornou o jogador mais jovem a jogar na MLS, o recorde de jogador mais jovem a ser titular ainda pertence a Freddy Adu – com 14 anos e 334 dias, jogou de início pela primeira vez na MLS, diante do… San Jose Earthquakes. Esta distinção é importante, pois ser titular implica uma maior confiança e responsabilidade dentro da equipa.
A comparação de Sullivan com Freddy Adu, que passou pelo Benfica (2007/08) e Belenenses (2009/10), é inevitável. Dado que ambos foram considerados prodígios e estrearam-se muito jovens na liga dos Estados Unidos. No entanto, a trajetória de Adu, que não correspondeu totalmente às expetativas iniciais, serve como uma recordação das pressões e desafios que, muitas vezes, se tornam um obstáculo de grandes dimensões para um talento tão precoce.
O talento de Cavan Sullivan não passou, então, despercebido aos olhos dos grandes clubes europeus. O Manchester City, um dos clubes mais poderosos do mundo, já garantiu os seus serviços.
Aos 15 anos, Sullivan já assinou um contrato com o Philadelphia Union que inclui uma cláusula futura de transferência para o Manchester City. O que acontecerá, então, a 28 de setembro de 2028, quando o jovem talento completar 18 anos.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o atleta norte-americano vai estar no centro de treinos do Manchester City durante a próxima semana para conhecer os cantos da futura casa, daqui a três anos.