Segunda-feira, 21 de abril de 2025. Elland Road encheu-se para assistir ao Leeds-Stoke City, da 44ª jornada do Championship de 2024/25, e a equipa de Daniel Farke não desiludiu. Com uma exibição convincente, o líder do campeonato goleou o Stoke por 6-0. Mas o momento mais emotivo estava guardado para o minuto 86’: saltou do banco o novo prodígio do Leeds, Harry Gray, avançado de 16 anos, que brilhou na Premier League 2 e fez história. A Dinastia Gray continua a dar cartas no Leeds.
Tudo porque Harry Gray pertence, então, a uma família com uma grande ligação ao clube que brilhou em Inglaterra nos anos 50 e 60, sob o comando de Don Revie. O jovem avançado inglês é o quinto elemento da família a defender a camisola do Leeds, depois do irmão Archie, do pai Andy, o avô Frank e, até, o tio-avô Eddie Gray.
E tudo começou precisamente pelo tio-avô escocês Eddie Gray, que se estreou pelo Leeds a 1 de janeiro de… 1966, três semanas antes de fazer 18 anos. Lançado para a titularidade pelo lendário Don Revie, Eddie Gray marcou na estreia, numa vitória, por 3-0 sobre o Sheffield Wednesday. Com 20 épocas ao serviço do clube, Eddie Gray tornar-se-ia uma lenda, conhecida por Mr. Leeds.
Já o irmão de Eddie e avô de Harry Archer, Frank Gray, haveria de cometer a mesma proeza do que o irmão: marcar na estreia. Igualmente lançado por Don Revie, Frank fez um golo num triunfo europeu sobre o Stromgodset, por 6-1. Tinha, então, 18 anos e 11 meses.
Já o pai de Archie e Harry, Andy Gray, fez o seu primeiro jogo pela equipa principal do Leeds a 19 de setembro de 1995, num empate caseiro (0-0) frente ao Notts County na 1ª mão da 2ª eliminatória da Taça da Liga inglesa. Com 17 anos e 10 meses, saltou do banco aos 66 minutos para render David White. Mas não conseguiu igualar os feitos do pai e do tio.
Por fim, Archie Gray estreou-se, com 18 anos, num Leeds-Cardiff City (2-2), referente à 1ª jornada do Championship de 2023/24. Médio de raiz, Archie Gray viria a jogar muitas vezes como defesa-direito e transferiu-se para o Tottenham no verão de 2024.
Apontado como uma promessa de maior valor do que o irmão, Harry Gray festejou, na sua estreia, a subida do Leeds à Premier League e este verão ver-se-à se tem lugar no plantel de Farke ou se vai ganhar minutos noutro clube. Mas um dia ainda haveremos de ouvir falar novamente de Harry Gray…